Templates de e-mail marketing amigáveis

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templates amigáveis
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Exemplo de construção de templates

Você planeja uma ótima campanha de e-mail marketing, mas vê que seu retorno foi muito abaixo do esperado – principalmente a abertura das mensagens. Um dos problemas pode ser a forma como o template foi construído: o ideal é utilizar um template montado em HTML, e nunca uma imagem exportada.

Ao transformar todo seu e-mail marketing numa única imagem, há o risco da mesma ser barrada, pois quase todos os serviços de e-mail têm um bloqueio padrão de segurança para exibição de qualquer formato de imagem que esteja em um e-mail.

Abaixo, algumas dicas simples para a montagem de um bom template, amigável e “legível” para os clientes de e-mail:

  • O ideal é fatiar a imagem e produzir as partes do texto no HTML. Lembre-se: quando o serviço de e-mail bloquear as imagens do template, sua única arma para cativar o leitor será o texto.
  • Diagrame o conteúdo em tabelas, e evite mesclar linhas e colunas através do conteúdo rowspan e colspan, que não são suportados pelo Outlook 2007.
  • Defina o alinhamento de todos os objetos do template, dando atenção especial a células e tabelas que contenham imagens e texto. Se não houver essa definição, os clientes de e-mail tendem a centralizar o conteúdo, o que pode ser prejudicial à leitura da mensagem pelo destinatário.
  • Coloque links nas imagens: mesmo se elas não forem exibidas, suas áreas serão clicáveis. Essa prática é bastante útil;
  • Fuja das propriedades de posicionamento position, left, clear, etc que, apesar de suportarem CSS inline, não são muito amigáveis aos clientes de e-mail.
  • Sempre faça a verificação do código HTML do e-mail de acordo com as recomendações da W3C, disponível em http://validator.w3.org/
  • Cuidados com as cores! Alguns clientes de e-mail têm restrições ao exibir a cor de fundo das mensagens. Utilize os atributos bgcolor do HTML e backgroud-color do CSS, juntos.
  • Não use imagens tipo “spacer” com dimensões de 1px de altura ou largura. Essa é uma prática comum de spammers para checar endereços de e-mails ativos, portanto considerada spam. Caso seja necessário inserir espaços vazios entre os elementos, faça a quebra de linha simples <br> ou utilize uma célula de tabela vazia <td> em que você possa controlar altura e largura.
  • HTML gerado por editores gráficos: definitivamente, não! Eles utilizam várias tags que “sujam” o código. Apesar de mais trabalhoso o HTML montado é pode trazer melhores resultados.
  • Lembre-se sempre em manter o código limpo e o css inline.
  • Deixe suas imagens de template em um servidor web e utilize sempre o caminho absoluto das imagens. Ex.: http://dm-img.dialmailer.com/cID11/DialMailer.jpg
  • Dica final, e a mais importante: não acredite no resultado apresentado no navegador. Envie mensagens de teste para os principais serviços de e-mail, como Outlook, Outlook.com, Gmail, Yahoo e confira o resultado. Este é o melhor jeito de confirmar que sua mensagem está perfeita.

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Última atualização: 3 de setembro de 2018

One Reply to “Templates de e-mail marketing amigáveis”

  1. Kayo Lima disse:

    Dicas excelentes! Concordo plenamente em montar o html sem ajuda de editores. E para aumentar a segurança, somente testando e testando…

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