Pessoas com conceitos desatualizados de SEO ainda acham que ele é realidade

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Está na Internet, então é verdade.

A ruína da vida de todos os profissionais de marketing de busca é a informação velha ou incorreta dada aos clientes e na qual eles ainda se apegam. Este artigo foi inspirado por uma interação com colegas de trabalho de um cliente, pessoas que não estão pensando regularmente em SEO. Isso não é para derrubá-los, mas para chamar a atenção de todos que há uma necessidade contínua para a educação.

E também não se trata só dos clientes. Trata-se de amigos, pais e parceiros. Alguém ainda se perguntou se eles fazem anúncios pop-up quando tentam explicar o que fazem? (Só eu?)

Ao fazer a pesquisa para este artigo, notei que existe uma tonelada de equívocos SEO por aí, e as pessoas estão falando sobre eles regularmente, mas muitos estão relacionados ao content marketing ou marketing online em geral. Não estou abrangendo todos os equívocos, mas esses conceitos parecem estar presos à ideia do SEO e não vão deixá-la. Por isso, vou fornecer recursos para ajudar a educar as pessoas que acreditam nesses equívocos e soluções alternativas para que você possa dar a elas.

Colocar o texto atrás de uma imagem

A inspiração. O cliente está lutando pelo equilíbrio entre as receitas e o conteúdo da página. Agora tem uma imagem grande na página e sugerimos a edição dela para adicionar o conteúdo sobre o produto. Foi perguntado se poderíamos simplesmente jogar o conteúdo para trás da imagem e resolver ambos os problemas.

Meu cliente entrou em cena e respondeu à pergunta maravilhosamente, mas isso trouxe à mente quantas vezes eu já vi atributos alt text lotados de conteúdo em uma tag noscript que não coincide com o que está no Flash.

Recursos adicionais

Um guia completo para texto oculto.

Solução alternativa

Neste caso, é recomendável colocar um texto abaixo da dobra para os usuários que queriam as informações e manter a imagem atual para usuários que estão voltando. Alcance um equilíbrio que satisfaça as necessidades do usuário e os objetivos de negócio.

Copiando as ações de um concorrente

Isso não é tão óbvio como esconder o texto, mas é algo que as empresas se recusam a parar de fazer. É o conceito de que se um concorrente está fazendo alguma coisa deve valer a pena fazer. Isso vale tanto para concorrentes em posições altas do ranking de um negócio, como para aqueles de nível mais baixo. Nós todos temos aqueles concorrentes que queremos “vencer” e, por vezes, que nos levam a fazer coisas que não são totalmente pesquisadas e planejadas.

A amazon.com é o meu maior incômodo. Eu não consigo enumerar quantas vezes eu já ouvi “mas a Amazon faz isso” de grandes marcas em que outras empresas se espelham. A Amazon, como a maioria das grandes empresas, testa muitas coisas e tem uma pessoa diferente por trás de cada um desses testes. Se você trabalha para uma grande empresa, então entende o que quero dizer.

Recursos adicionais

Pare de copiar seus concorrentes, eles também não sabem o que estão fazendo.

Solução alternativa

Todo mundo está em busca dos melhores resultados, de conquistar novos clientes, reter os atuais e fazer as outras partes interessadas felizes. A maneira como você supera a concorrência é ouvindo as suas partes interessadas (compradores, clientes, parceiros, colaboradores, investidores) e tomando decisões com base em seu feedback, bem como no que está acontecendo no mercado.

Elevado número de links = ranking

Essa informação foi desmascarada tantas vezes que a minha cabeça até roda. Isso não muda a quantidade de pessoas que ainda pensa que o número total de links (como relatado por uma ferramenta de terceiros, como Moz, Majestic ou AHREFs) é o único fator no ranking. Quer se sair melhor em SERPs? Bem, é preciso contratar alguém para construir alguns links! Vou deixar uma captura de tela aqui (Pesquisa: “insurance”) e, em seguida, nós vamos entrar nos recursos e nas soluções para quando você tiver que enfrentar isso.

Recurso adicionais

Fatores de Ranking de Busca do Moz.

Solução alternativa

Esta é mais uma “solução adicional”, já que os links e as menções ainda são muito importantes, mas, como visto acima, estão longe de ser o único fator no ranking. É melhor explicar os diferentes fatores de classificação, como relevância do conteúdo para a consulta, alguns dados sociais, a consulta requer frescor, localização, notícias, personalização e todas as coisas que podem impactar o ranking. Concentre-se em uma estratégia de marketing que irá não só resultar em links, mas também enviar novos clientes através deles e envolver os clientes fiéis ao longo da vida.

Uma perda no tráfego significa que você foi penalizado

Os dois próximos estão focados na questão das penalidades. Muitas pessoas têm medo de ser penalizadas. Eu acho que isso vai voltar para os dias dos vermelhos no seu histórico escolar. Isso ou as pessoas estão preocupadas com a perda de receita.

A mídia se envolve com o SEO quando existe uma penalidade, e é isso que a maioria das pessoas ouve falar. Tipos de situações FTD e Overstock. Em seguida, ocorre uma catástrofe e a receita cai inesperadamente. Depois de algumas pesquisas, eles acham que o tráfego do site está caindo. Isso combinado com o fato de que os proprietários de negócios terem, pelo menos uma vez a cada trimestre (em um bom ano), empresas insignificantes de SEO lhes dizendo que podem ajudá-los com SEO, prometendo a lua e alertas sobre penalidades.

A única conclusão lógica é uma penalidade! Todos nós já vimos isso, e as agências de gasodutos mais conceituadas estão cheias de leads de empresas exatamente nessa situação. A coisa é que nunca sabemos se existe uma penalidade, a menos que a gente mergulhe na situação, mas já vi momentos em que não houve nenhuma penalidade.

Muitas coisas poderiam ter acontecido, incluindo:

  • Um desenvolvedor adicionar uma tag noindex a uma seção do site quando o que ele queria era adicioná-la a uma página ou rejeitar essa seção.
  • O site foi redesenhado com mudanças de URL que podem diminuir o tráfego vindo de muitos sites se não for feito corretamente.
  • Tráfego de PPC interrompido devido a um cartão corporativo expirar e não ser atualizado.

 

Recursos adicionais

Guia para as penalidades mais comuns de SEO e como se recuperar a partir delas.

Solução alternativa

Em vez de pagar a primeira pessoa que vai te chamar de volta, primeiro dê uma olhada em qual parte do site perdeu tráfego e de onde ele estava vindo nos últimos meses. Você perdeu tráfego de busca orgânica, busca paga, tráfego de referência, ou mídia social? Tente estreitar o que aconteceu e descobrir alguma coisa a partir aí. Se tiver certeza de que foi a busca orgânica, veja a data e pergunte aos seus desenvolvedores se alguma coisa mudou no site. Se nada tiver acontecido, verifique o Google Webmaster Tools para todas as mensagens sobre uma penalidade do Google. Caso tenha certeza de que é uma busca orgânica e não houver mensagens, isso é um bom momento para entrar em contato com uma agência conceituada.

O conteúdo duplicado pode incorrer em uma penalidade

Eu dei uma palestra sobre esse tema há alguns anos no PubCon. Muitas pessoas não tiram um tempo para entender qual é o conteúdo duplicado e como é possível corrigi-lo. Mais importante, existe um mal entendido de que o conteúdo duplicado pode causar uma penalidade.

A maioria dos clientes assume que ter conteúdo duplicado vai incorrer na ira dos “deuses do mecanismo de busca”, e isso simplesmente não é verdade (em sua maior parte; mas se todo o seu site é uma cópia de um site de outra pessoa…). O conteúdo duplicado é um obstáculo para o desempenho do site na maioria das vezes, mas provavelmente não é a causa para uma queda substancial no tráfego, e definitivamente não é uma penalidade dos mecanismos de busca.

Recursos adicionais

Diretrizes do Google para conteúdo duplicado.

Solução alternativa

Não se preocupe. Reserve um tempo para visitar o Webmaster Tools regularmente e confira suas tags title duplicadas e as meta descrições para um olhar simples sobre o que pode estar causando o conteúdo duplicado ou empatando as questões em seu site. A manutenção é sempre o melhor remédio!

Uma chamada para educar

Algumas vezes nós vivemos em uma bolha na qual pensamos que as pessoas sabem de tudo o que fazemos e presumimos que a informação concedida é igual. Se alguém te perguntasse como criar uma Declaração de P&L (Profits & Losses), você conseguiria responder? Talvez sim, talvez não, mas você entendeu o que eu quis dizer. Quando estiver em casa, aproveite o tempo para responder a perguntas, seja de clientes ou colegas. Você vai se surpreender com o tanto que você pode aprender ensinando os outros.

 

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Artigo de Kate Morris publicado originalmente no iMasters.

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Última atualização: 3 de setembro de 2018