O que é SSL e qual a sua importância para a segurança do seu site

Helder Tobias Notícias

O SSL (Secure Sockets Layer) é um protocolo desenvolvido com o objetivo de oferecer mais segurança no tráfego de dados na internet, entre servidor web e navegador (browser). Este recurso garante que todas as informações sejam transmitidas de forma criptografada, ou seja, segura e sigilosa.

Segurança, aliás, é tudo na vida. Ela está dentro de casa, no trânsito, no trabalho… Está nas necessidades básicas de todo ser humano.

Assim, com o passar do tempo e o aumento exponencial do nosso envolvimento com o mundo digital, tornou-se fundamental que nos sintamos seguros também na internet.

Por tudo isso foi criado esse certificado de segurança, para tornar a web um ambiente cada vez mais confiável e seguro.

Como funciona o SSL?

Ao navegar na internet, você já deve ter notado que alguns sites possuem um “https” antes do endereço, acompanhado de um cadeado, que geralmente é verde.

O https indica que sua navegação e o tráfego dos seus dados estão ocorrendo de forma segura.

Como exemplo, veja o certificado SSL que temos no nosso site:

Amostra de site seguro com https

Certificado SSL gratuito

O uso do SSL foi expandido e estimulado por uma iniciativa chamada Let’s Encrypt.

Essa mobilização enaltece o certificado SSL gratuito e open source, utilizado hoje por milhões de sites em todo o mundo e apoiado por empresas como Mozilla, Facebook,  Cisco e Google.

Aqui na DialHost, a instalação gratuita do certificado acontece de forma automática no painel de controle de todos os nossos clientes.

Assim, o uso do SSL, que antes era ligado, principalmente, a custos com instalação e manutenção, hoje é acessível para todos os planos da DialHost, com renovação automática.

Por que utilizar o SSL no seu site?

Uma coisa não podemos negar: é muito melhor navegar na internet com a sensação de segurança do que o contrário, não é mesmo?

Porém, além de toda a segurança na transferência dos dados, como envio de formulários, por exemplo, destacamos algumas vantagens na sua utilização:

  • Aumento da relação de confiança
  • Possibilidade de realizar transações financeiras online com segurança
  • Otimização de SEO

Aumento da relação de confiança:

Muitos usuários na internet já entendem quando estão navegando de forma segura ou não.

Então, ao deixar claro que o seu site possui um certificado SSL, certamente a relação de confiança entre sua empresa e seus clientes será muito maior.

Realização de transações financeiras online com segurança

Se você possui um negócio onde a efetivação de compra também possa ser feita via internet, os dados dos seus clientes serão processados com segurança.

Os dados que são trafegados com o HTTPS são 100% criptografados, e isso deixa o seu cliente muito mais tranquilo ao realizar transações no seu site.

Otimização SEO nos motores de busca

Desde 2014, o SSL foi anunciado como um dos fatores que podem beneficiar o posicionamento dos sites nos motores de busca, como o Google.

Assim, se naquele momento, ainda poucos sites disponha deste recurso, imagine na atualidade, onde o próprio Google Chrome marca os sites que não possuem SSL, ou seja, que não são seguros.

Chrome 68 marca sites não seguros

Desde 28 de julho, como anunciado, a nova atualização (68) do navegador Google Chrome já marca na barra de endereços os sites que não são seguros, que não utilizam o SSL.

Sites não seguros são marcados pelo Chrome, na tentativa de incentivar os desenvolvedores a atualizarem os protocolos para SSL (https)

O Google, segundo o post de blog que anunciara a mudança, tem trabalhado fortemente nos últimos anos, para tornar o ambiente da web cada vez mais seguro.

Por isso, vem tentando afastar os usuários de sites não criptografados e ensinando-os sobre essa importância.

Além disso, com essa iniciativa, o Google também incentiva os desenvolvedores a optarem pela utilização do SSL/https.

Dados protegidos

Segundo o Google, os dados na rede mundial de computadores já estão protegidos em mais de 68% do tráfego do Chrome (Android e Windows), e 78% no Chrome OS.

Além disso, 81 dos 100 principais sites da web usam o protocolo https por padrão.

São dados mais que motivadores para que toda a web acompanhe este movimento de forma rápida, não é mesmo?


Conheça os planos de hospedagem compartilhada e hospedagem cloud, todos com o SSL grátis já instalado, com renovação automática.

Compartilhe

Última atualização: 11 de setembro de 2018