O que é blog e qual a sua importância para o seu marketing digital

Helder Tobias Marketing, PHP

Você conhece a importância de ter um blog para o seu negócio? Aprenda aqui como você poderá aumentar os seus resultados investindo nesta estratégia

Nos últimos anos, realizar buscas online por informações sobre produtos e serviços se tornou um hábito dos consumidores, antes de tomar a decisão de compra.

Desde então, surgiu a necessidade de investir em marketing digital, com a produção de conteúdos relevantes para esses clientes que fazem essas buscas.

Um dos principais canais utilizados nesse trabalho hoje é o Blog, que é uma plataforma que permite a publicação de conteúdos dos mais variados formatos, podendo, inclusive, serem compartilhados em redes sociais e outros canais.

Neste post, trouxemos um panorama do Blog para que você entenda o que é, como surgiu e como você pode aumentar os resultados do seu negócio investindo nesta estratégia. Confira!

O que é blog?

Um Blog nada mais é do que um site. A grande diferença está em sua praticidade, porque sua estrutura permite a atualização constante e rápida dos artigos que são produzidos.

Normalmente esses artigos são organizados em ordem cronológica inversa e podem ser escritos por um número variado de pessoas (chamados autores).

Da mesma forma, outra vantagem é a sua facilidade na gestão, ou seja, qualquer pessoa pode escrever e publicar artigos, sem que, para isso, tenham conhecimentos técnicos específicos.

História do blog

A história do blog nos leva para 17 de dezembro de 1997, onde Jorn Barger inaugurou o termo weblog, quando criou o Robot Wisdom (Robô da Sabedoria), que trazia diversos artigos no canal, uma novidade à época.

A abreviação blog, por sua vez, foi criada por Peter Merholz, que desmembrou a palavra weblog para formar a frase we blog (“nós blogamos”), em maio de 1999.

Uma das primeiras empresas a fornecer sistemas automatizados de publicação de blogs foi o Blogger (que hoje pertence ao Google).

Vale lembrar que, naquele momento, a publicação de informações na internet era mais dificultada, e por isso essa plataforma chegou para revolucionar, dando para qualquer leigo (em termos de conhecimentos de ferramentas tecnológicas) a facilidade em escrever e publicar conteúdos rapidamente.

A importância de ter um blog para empresas

Existem milhões de blog no ar.

A maioria deles se trata de blogs pessoais, criados para compartilhar informações de qualquer cunho desejado. 

Em contrapartida, soma-se a este número, os blogs empresariais, que têm características muito peculiares e que difere dos blogs pessoais.

Essas características fazem do blog uma estratégia poderosa de marketing para ganhar visibilidade online, além de gerar leads e aquecer o seu negócio.

Agora que você já sabe o que são blogs e todo o seu contexto histórico, vamos destrinchar um pouco mais.

Mostraremos a seguir as principais vantagens e benefícios para sua empresa e  porque utilizá-lo em sua estratégia de marketing. Vamos lá?

Aumento da visibilidade online

Tendo em vista o grande volume de pesquisa que os usuários realizam diariamente nos mecanismos de busca, vem a grande pergunta: como aparecer nesses resultados?

O marketing digital agregou, nos últimos anos, mais um filho: estamos falando do marketing de conteúdo, uma estratégia para criar e publicar conteúdos relevantes para seus clientes.

Uma de suas funções é aumentar a visibilidade, uma vez que torna a marca mais visível e busca boas posições nos resultados de pesquisas na rede.

Portanto, o blog empresarial é uma excelente forma de ajudar a evidenciar a sua empresa para as pessoas que procuram por seus produtos ou serviços a Internet.

Direcionamento do tráfego para o seu site

Primeiramente, de forma bem óbvia, tráfego é o movimento de visitantes que ocorre diariamente em seu site.

Com a produção de conteúdo relevante, o site de sua empresa pode ganhar muito mais visitas de pessoas que ainda não a conhecem.

Essa é uma forma de aumentar esse movimento organicamente, ou seja, sem gastar com publicidade online.

Não que ela não seja necessária, mas isso é assunto para outro post.

Conversão dos visitantes em leads

Você sabe o que é um lead? Este nome, utilizado no linguajar do marketing digital, nada mais é do que um contato ou uma oportunidade de venda.

São pessoas que visitam seu site e que estão interessadas no seu produto, ou, em outras palavras, são seus potenciais clientes.

Um ‘prato cheio’ para o seu time de vendas atuar.

Estabelecimento de autoridade.

Já sabemos que os melhores blogs empresariais respondem às dúvidas comuns que os seus leads e clientes têm.

Com a criação de conteúdo relevantes aos seus clientes-alvo, de forma consistente, sua empresa poderá se posicionar como uma autoridade aos olhos deles, o que é fundamental para o crescimento de sua empresa.

Aumento dos resultados a longo prazo

Vamos imaginar uma situação: após pesquisas com objetivo de melhorar os seus resultados na internet, você produziu um conteúdo de texto para o seu blog.

Se o conteúdo estiver bem escrito, isto é, se obedecer regras de ranqueamento e se for de relevância para o seu público, tende a receber resultados crescentes daqui adiante.

Assim, com o decorrer do tempo, essas visitas vão aumentando e sua marca ganha mais visibilidade com um crescimento de tráfego escalável, e isso também está ligado ao aumento dos seus negócios.

Como criar um blog?

Chegou a hora da experimentação. Você já conhece as vantagens, as necessidades e agora precisa colocar a mão na massa e criar o seu blog.

Para isso, você vai precisar de ajuda profissional de um time de marketing e TI. Assim, fique atento a alguns passos que devem ser respeitados:

#1 Escolha do domínio

Um domínio é um nome que localiza e identifica um site na internet, como por exemplo, www.seu-domínio.com.br.

Se seu negócio já possui um site, provavelmente já tem o domínio registrado. Entretanto, se ainda não, você precisará escolher o domínio desejado e efetuar o registro. A empresa responsável pelos registros no Brasil é o Registro.br.

#2 Escolha da Plataforma

Existem muitas plataformas que você pode utilizar para operacionalizar a criação do seu blog.

A mais utilizada hoje é o WordPress, ferramenta que vem crescendo a cada ano com muitos recursos para otimizar tempo e resultado.

Além do WordPress, que dá a possibilidade de hospedar sua estrutura em seu serviço de hospedagem, destacamos algumas outras ferramentas que você poderá optar:


Conheça o instalador automático do WordPress nos planos de hospedagem da DialHost


#3 Serviço de hospedagem de sites

Todo blog, para funcionar, precisa estar em um servidor: um computador dedicado que fica responsável em manter o seu site online todos os dias.

Existem muitas empresas no mercado, e você deve escolher aquela que mais atende às suas expectativas, bem como a relação de custo-benefício.

A DialHost, por exemplo, é uma empresa que está há 16 anos no mercado e possui uma estrutura própria com datacenter para hospedagem no Brasil.

Conheça os planos serviços e a forma transparente e diferenciada praticada pela empresa.

#4 Planejamento e produção de conteúdo

Você já sabe que ter um blog não é sair postando tudo sobre um determinado assunto. Antes de mais nada você precisa de um “por que” para iniciar a sua estratégia, ou seja, de um planejamento.

Por conseguinte, esse por que está diretamente ligado ao seu objetivo, seja ele aumentar a presença de marca na internet, ampliar a sua lista de e-mail ou ainda aquecer as vendas, sempre atrelado às necessidades do seu cliente-alvo.

Conclusão

Por fim, esperamos que você tenha se familiarizado com a ideia de criar um blog para a sua empresa.

E não apenas isso, esperamos que você tenha entendido a importância de investir nesta estratégia como ferramenta para o aumento de visibilidade e, consequentemente, de fechamento de novos negócios.

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Última atualização: 10 de setembro de 2018

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