Empatia
Imagem Ilustrativa: empatia

Há uns dias atrás, navegando pela internet encontrei um vídeo sobre design thinking que abordava o assunto Empatia como o primeiro passo para desenvolver um projeto de design e resolver problemas. O assunto me chamou bastante atenção pois revela porque antes mesmo de se pensar um produto ou serviço é preciso ter empatia para obter bons resultados no processo de criação dos mesmos. Mas o que  é empatia, e como ela pode ajudar no processo de design no meu trabalho ou nos meus produtos/serviços.

O que é empatia

Para ajudar nessa tarefa de definir o que é empatia, me auxílio de um post de Denise Eler, designer de estratégias, consultora da Isvor FIAT e professora da universidade Fumec. A empatia se define como a capacidade de tratar uma pessoa como ela gostaria de ser tratada, é entender o problema de uma pessoa se colocando no lugar dela. Em outras palavras, como diz o apresentador do vídeo mencionado é “Calçar os sapatos do outro. Ver o mundo pelos olhos da outra pessoa. Sofrer quando o outro também sofre. Ficar feliz com a felicidade de outra pessoa.” Difícil isso não? Sim e esta dificuldade acaba por deixar designers tensos com clientes que não costumam entender a proposta abordada nos projetos.  Bem antes de passar para o próximo passo deixo o vídeo da palestra que inspirou este POST.

httpv://www.youtube.com/watch?v=T63se0UMz_U

Como isso pode ajudar?

Ter empatia ao desenvolver qualquer projeto permite ao designer e a toda equipe entender o problema, como pensa o seu cliente ou uma outra equipe que ajudará no desenvolvimento de tudo. É preciso saber como funciona a mente de um engenheiro, um programador, o CEO de uma empresa, ou seja entender os envolvidos no processo. Para isso é importante colocar o design na esfera estratégica do negócio e utilizar da empatia com estes envolvidos na tomada de decisões. Com essas decisões tomadas em conjunto fica bem visível as possíveis ações seja na criação de uma interface ou interação, por exemplo.

Como podemos concluir a empatia é uma característica que se desenvolve no trabalho em equipe, no mapeamento dos problemas e dos envolvidos. Por isso este se torna o primeiro passo do pensamento de design.

Referências: http://www.eler.com.br/index.php/pilares-do-design-thinking-parte-1-empatia/

Conheça os planos que atendem as suas necessidades. Hospedagem DialHost, planos a partir de R$9,90.

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
E-mail
Share on print
Imprimir

Sobre o autor:

Outros artigos:

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.