Let’s Encrypt™ trará Certificados WildCard em 2018

Let's Encrypt lançará SSL WildCard em 2018

Let’s Encrypt lançará SSL WildCard em 2018

A organização Let’s Encrypt™ parece cada vez mais empenhada na missão de tornar a internet 100% HTTPS. Seu próximo passo, que já se encontra em desenvolvimento, é o WildCard Certificates que já possuí uma data de lançamento para Janeiro de 2018.

A organização já conta com 47 milhões de domínios seguros. Domínios validados através do seu processo automatizado de validação de domínios. Há algum tempo ela iniciou o desenvolvimento de seus certificados WildCard. Segundo eles a proposta veio pois certificados WildCard são constantemente requisitados. Eles ainda acreditam que com o WildCard teremos maior facilidade para o desenvolvimento em HTTPS e assim contribuirá para seu objetivo primordial, o de tornar a web 100% HTTPS.

Como funcionam os certificados WildCard?

O certificado WildCard funciona protegendo qualquer subdomínio dentro de um domínio base (Ex.: *.dialhost.com.br). Isto facilita muito o gerenciamento dos domínios já que um único certificado e um único par de chaves de segurança serão utilizados para o domínio e todos os seus subdomínios.

Estes certificados, assim como já acontece nos certificados Let’s Encrypt™, serão gratuitos e poderão ser ativados através da ACME v2 API.

Inicialmente a validação será via DNS do domínio base, mas já existem planejamentos para outras opções.

O que muda no mercado SSL com isto

A primeiro momento pode haver uma preocupação com relação às vendas dos certificados SSL WildCard. Mas, esta popularização é boa pois forçará este mercado a melhorar ainda mais seu nível de segurança. Afinal ainda hoje, a segurança das informações que circulam pela internet é uma das maiores preocupações de qualquer usuário que utilize a rede para realizar compras, guardar documentos e se comunicar com outros usuários.

Além disto, como comparado em outro post mais antigo que eu fiz (Desvendando os certificados SSL grátis) ainda existem certificados mais específicos que vão validar toda a empresa e não somente o domínio registrado. Neste caso espera-se  haja uma popularização deste tipo de certificado.

E que venha 2018

Se 2016 foi o ano da implantação do SSL grátis. 2018 será uma ano de expansão global para os diversos subdomínios que temos por aí. A equipe DialHost já está esperando por novidades para conseguirmos implementar mais esta ferramenta para todos os clientes.

Por hoje fico por aqui e agradeço pela leitura. Abs!

Felipe Moraes
Felipe Moraes

Desde pequeno eu adorei tecnologia e este sentimento me fez estudar e trabalhar com desenvolvimento, design de interfaces e interação. Esta vontade de melhorar e aprender com a tecnologia me fez estar aqui na DialHost desde 2012.

Comentários

Comentários ofensivos serão moderados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *