Motivos que podem levar o cliente a cancelar seus e-mails

Marketing

Cancelamento de e-mail marketing

O excesso de mensagens pode ser um dos motivos para o cancelamento

Solicitações de cancelamento do recebimento de e-mail marketing não são boas notícias. Há diversas razões para que as pessoas solicitem o descadastramento (opt-out) de uma lista, e algumas delas podem ser criados por quem envia! Uma taxa alta pode indicar que alguma coisa está bem errada nas suas campanhas.

Mas calma! Vamos analisar, nas próximas linhas, alguns dos principais motivos para que o leitor não queira mais ver seu e-mail marketing.

 

Frequência de envios

Uma das coisas mais irritantes numa campanha de e-mail marketing é ser bombardeado por inúmeras mensagens. Imagine que o leitor recebe não só a sua mensagem, mas também a de diversas outras empresas. Ao final do dia, todas essas campanhas recebidas provavelmente vão para o lixo, porque não há tempo para lê-las. Elas ainda podem parar no descadastro ou, pior ainda, reportadas como spam.

Mas se você raramente envia campanhas para seus clientes, eles não irão se importar em pedir a exclusão da sua lista. Sim, é difícil achar uma linha tênue entre uma quantidade de envios de e-mails que não seja intrusivo ou desinteressante. Vale o bom senso: se você tem muitas novidades, que contá-las em um único e-mail, ao invés de mandar um e-mail para cada novo acontecimento? Faça uma newsletter semanal, por exemplo, com a seleção das melhores ofertas ou notícias. Ou envie sempre que houver promoção, ou uma campanha especial.

É difícil arriscar um número ideal, mas pense você mesmo: quantas vezes eu poderia receber uma newsletter sem que ficasse intrusivo?

 

Conteúdo irrelevante

Seu cliente entrou no seu site e comprou um fogão, por exemplo. Ele também se cadastrou para receber suas campanhas de e-mail marketing. E a primeira mensagem que ele recebe logo após o cadastro é… uma oferta de fogões!

Provavelmente, este cliente não vai querer comprar um fogão tão cedo. Mas ele pode se interessar em uma geladeira, ou em panelas novas. Por isso é importante trabalhar a segmentação da sua base, o máximo possível. Mantenha o interesse dele nas suas mensagens, concedendo brindes, sorteios e promoções exclusivas, por exemplo.

 

Mudança de canal

Nem sempre o cliente te abandona totalmente. Se você disponibiliza outros canais, como redes sociais, pode ser que ele tenha optado em seguir a marca por lá. Essa é uma tendência principalmente dos clientes mais jovens, que preferem estes canais para se relacionar.

Por isso mesmo o conteúdo deve ser bastante atraente, e ter um diferencial com relação aos outros canais. E fala seu público perceber as vantagens de estar cadastrado na sua lista: conte a ele que aquele canal é especial e o motivo.

 

Mesmo com todo meu esforço, o cliente quis cancelar

E a vontade dele deve ser respeitada. Não dificulte a exclusão do e-mail da sua lista, ou não retire o nome dele e continue enviando as mensagens. Além da irritação virtual, isso pode gerar uma campanha negativa da sua marca junto às redes do cliente.

O máximo que se pode fazer, nestes casos é colocar um pequeno questionário na tela de cancelamento perguntando o motivo. Isso servirá para que você veja onde está errando em suas ações, e acertar sua campanha para que ninguém a cancele mais.

Compartilhe

Última atualização: 3 de setembro de 2018

One Reply to “Motivos que podem levar o cliente a cancelar seus e-mails”

  1. LB disse:

    Percebo isto acontecer sempre nos mecanismos “inteligentes” de google por exemplo. Comprei um produto e na sequencia, em tudo que é banner e nos e-mails promocionais da empresa começa a enxurrada de anuncios de produtos similares ou iguais ao que comprei… Chato pra caramba. Já procuro sempre desmarcar as opções de receber news letters quase sempre que compro algo online. Sem falar nos sites que te dão opção de nao receber mais e-mails, voce passa pelo processo as vezes tedioso de descadastramento e… continua a receber e-mails! Eu diria que nem só de ignorância vive boa parte do empresariado online, mas também de alguma malandragem. É como reclamam atualmente. Querem que os políticos sejam honestos mas a indole da malandragem está enraizada no comportamento deste país …

Os comentários estão bloqueados.