Invista na personalização das suas listas de e-mail marketing

Marketing

personalizacao-e-mail

E-mail marketing personalizado – Imagem ilustrativa

Uma das fortes tendências do marketing, em geral, é a personalização dos contatos com o consumidor. Uma pesquisa da Forrester Consulting entrevistou diversos profissionais de marketing sobre os desafios de personalização. A maioria disse que essa estratégia é prioridade em seus departamentos nos próximos anos.

Por que personalizar suas campanhas de e-mail marketing?

Apesar da busca por novos clientes ser onde se concentra o maior esforço de marketing, cerca de 80% das vendas anuais são geradas a partir de 20% dos clientes, de acordo com a pesquisa. Ou seja: é melhor trabalhar a retenção dos clientes do que gastar esforços conquistando novos.

Ao investir na personalização, os ganhos podem aumentar, pois você pode oferecer ao cliente aquilo que ele realmente quer, e ter mais chances de converter em vendas. Veja dicas de como começar a personalização dos seus contatos de e-mail:

  • Organize os clientes por grupos que contrataram um serviço ou compraram um produto em comum.
  • Envie de duas a três mensagens diferentes para enviar a estes grupos de forma que cada um receba a informação mais relevante possível.
  • Não se esqueça de utilizar chamadas diferentes nos anúncios para cada campanha. O conteúdo do e-mail marketing, além de relevante, tem que ser criativo! Aposte em textos claros, concisos e criativos, que atraiam a atenção do cliente e o faça abrir sempre a sua mensagem.

Se você ainda não tem uma lista personalizada, uma dica é fazer uma campanha para toda a sua rede de contatos em um determinado mês. No próximo, divida em dois ou mais envios para grupos diferentes e com assuntos distintos. Você pode segmentar também pelos que abriram sua mensagem e pelos que não a viram.

Compartilhe

Última atualização: 3 de setembro de 2018