Hospedagem de Sites - Blog DialHost

O que é hospedagem de sites, como funciona e como escolher o serviço

Saiba o que é hospedagem de sites, como funciona, quais os recursos e descubra o que você precisa saber antes de contratar hospedagem ideal para seu site!

Todos os dias dependemos da internet. Acessamos sites, nos relacionamos e realizamos buscas de produtos ou serviços que vão tornar o nosso dia-a-dia mais facilitado. Essas buscas nos direcionam para milhões de sites que, juntos, compõem o ambiente da internet.

Hospedagem de sites - Blog DialHost
Hospedagem de sites – Blog DialHost

Mas, onde ficam os arquivos desses sites? Como eles estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano? Como funciona todo esse processo?

Certamente você já se fez algumas dessas perguntas, ou mesmo já pensou sobre a questão, não é mesmo?

Para lhe ajudar a entender melhor esse universo, fizemos este mega post, com informações cruciais que você precisa saber.

Para que você não se perca com tanta informação, organizamos o conteúdo e você pode navegar pelos links abaixo:

Tópicos

O que é hospedagem de sites?

Para que um site possa ser acessado na rede, ele precisa estar disponível (hospedado) em um local, que chamamos de servidor web, ou seja, um computador dedicado. Usamos este termo para referenciar que ele fica 24 horas por dia, 7 dias por semana online, ou seja, sempre ligado.

Este computador tem a função de armazenar dados e deixá-los disponíveis para que possam ser acessados por outros computadores conectados à rede internet.

voltar índice

Como funciona?

Quando você digita um endereço no navegador web, como por exemplo www.dialhost.com.br, você está solicitando à internet que lhe conecte a este endereço, que chamamos de domínio: (dialhost.com.br).

Fazendo uma analogia simples, imagine que você precise ir a um endereço. Acessando o seu GPS, você descobre que este local está em um determinado bairro, e em uma determinada posição geográfica.

O nome do endereço físico (rua, número, bairro e CEP) que você irá, podemos ligar ao termo domínio, ou seja, o local pelo qual você será direcionado para as informações do site em questão.

Agora que você já sabe o que é o serviço de hospedagem de sites e que o domínio é o nome que vai ligar o site à internet por meio do servidor web, continue a leitura e descubra como escolher um serviço de hospedagem de qualidade para o seu negócio.

voltar índice

Tipos mais comuns de hospedagem de sites

Com as constantes mudanças provocadas pelo avanço das tecnologias e, consequentemente pelo aumento da demanda por mais espaço em disco, mais rapidez e mais performance, hoje existem basicamente os seguintes modelos de hospedagem:

voltar índice

Hospedagem de Sites (compartilhada)

Hospedagem de sites compartilhada – DialHost

A hospedagem compartilhada (do inglês shared hosting) é a mais comum e mais econômica disponível no mercado.

Neste tipo de hosting, seu site é hospedado em um servidor compartilhado, ou seja, esse mesmo servidor armazena dados de muitos outros sites, dividindo e utilizando os mesmos recursos instalados no servidor ‘pai’, digamos.

voltar índice

Hospedagem de Sites Cloud

Hospedagem Cloud - DialHost
Hospedagem Cloud – DialHost

Muitas empresas têm investido em hospedagem cloud, tipo de hospedagem que utiliza a tecnologia de computação em nuvem (do inglês, cloud computing).

Basicamente, podemos dizer que hospedagem cloud (cloud hosting) é um serviço de hosting que não utiliza apenas um servidor web físico, mas sim vários deles, a famosa “nuvem” que você já deve ter ouvido falar.

Embora seja uma tecnologia relativamente nova, ela é mais indicada para sites robustos que precisam de melhorar a performance e estabilidade para o site.


voltar índice

Como escolher uma hospedagem de qualidade?

Existem muitas empresas em todo o mundo que oferecem este serviço. Obviamente, a grande maioria dessas empresas tem as suas próprias particularidades, funcionalidades e recursos, diferenciando-se umas das outras.

Hospedagem de Sites - DialHost
Hospedagem de Sites – DialHost

Todavia, é muito importante que você leve alguns fatores em consideração, para evitar futuras dores de cabeça com a hospedagem do seu site, conforme destacamos:

Transparência

Fique sempre atento ao que você está contratando. Analise todos os itens e observe a relação custo/benefício a curto, médio e longo prazos.

Descubra se você entende claramente todas as características dos serviços que irá contratar, como funcionam, e se o preço praticado pela empresa está justo e dentro das expectativas e necessidades do seu negócio.

Atendimento

Você concorda que o atendimento e suporte técnico é um serviço essencial de qualquer empresa de hospedagem que se preze, não é mesmo? Normalmente ele acontece por meio de mensagens online (HelpDesk), por chat e/ou por telefone.

Procure avaliar a reputação dessas empresas nas redes sociais. O que outras pessoas estão falando? Existem reclamações que excedem o limite do comum?

Tudo isso fará com que você se sinta mais seguro antes de contratar um serviço de hospedagem de sites de qualidade.

Recursos

Talvez este item seja um dos mais importantes para que você tome a sua decisão de compra.

Os recursos de uma hospedagem podem ser as ferramentas ideais para alavancar o seu site e colocar o seu negócio online 24/7.

Os principais recursos de uma excelente hospedagem de sites são:

Vamos detalhar cada um desses recursos que listamos acima:

Espaço em disco

O espaço em disco é importante para que você tenha conhecimento da quantidade de espaço que o seu site irá ocupar.

Por isso, é crucial que você conheça as necessidades do seu site, para que possa decidir assertivamente por qual serviço de hospedagem de sites contratar.

Limites de transferência

Os limites de transferência mensais tem a ver com o tráfego de dados que você envia ao servidor e a quantidade de acessos que o seu recebe.

Cabe ressaltar que, é fundamental que as empresas ofereçam suporte para ajudar você a escolher a opção de hospedagem de sites adequada para os seus objetivos.

Sistema Operacional

Como todo computador pessoal, os sistemas operacionais, são a base de funcionamento dos servidores de hospedagem.

Em geral, os sistemas são Windows ou Linux, e cada um deles oferecem recursos para diferentes aplicações ou linguagens de programação que o seu site for utilizar.

Conclusão

Nossa intenção com este artigo é possibilitar o seu entendimento sobre hospedagem de sites. No entanto, muito mais do que entender, é importante conhecer bem cada particularidade que envolve a contratação de empresas especializadas.

Por isso, destrinchamos neste post tudo o que você precisa saber antes de contratar.


Caso você necessite de algum suporte para entender e descobrir a solução ideal para a sua empresa, nossos especialistas estão à disposição para ajudar. Clique aqui para conversar com um dos nossos analistas.

Compartilhe

Última atualização: 23 de novembro de 2018