Você já está por dentro das mudanças que o editor Gutenberg trouxe ao WordPress?

Nesta quinta-feira (2/8), o WordPress lançou uma nova atualização (4.9.8) que, como sempre, apresentou muitas novidades. Entre elas, a implementação de um novo plugin de edição de texto, batizado de Gutenberg.

De acordo com o codex do CMS, além desse novo recurso de edição, a atualização inclui 18 correções de privacidade, focadas em garantir consistência e flexibilidade nas novas ferramentas de dados pessoais que foram adicionadas na versão 4.9.6. Este blog post é uma adaptação das informações originais, sob a ótica dos benefícios que a ferramenta trará aos usuários do WordPress.

O que é o Gutenberg

Matt Mullenweg, músico e criador do CMS WordPress, define o recurso como uma nova experiência para os criadores de conteúdo:

O editor criará uma nova experiência de criação de páginas e posts, que facilita a escrita, além de possuir “blocos” que facilitam a utilização de atalhos, HTML personalizados ou descoberta de links invisíveis. – Matt Mullenweg

The editor will create a new page- and post-building experience that makes writing rich posts effortless, and has “blocks” to make it easy what today might take shortcodes, custom HTML, or “mystery meat” embed discovery. — Matt Mullenweg

O recurso já vem disponível na nova atualização, mas ainda não é ativado por padrão, o que deverá ocorrer na versão 5.0 do WordPress.

Ao acessar o painel de controle, você poderá optar por utilizar ou não o recurso. Isso porque é necessário a instalação do plugin, caso opte por testar a ferramenta.


Gutenberg WordPress

Neste período, o CMS irá observar a utilização de milhões de usuários para, posteriormente, tornar o editor Gutenberg padrão no WordPress.

Assim, esperamos que a funcionalidade existente continue permitindo que os desenvolvedores tenham tempo e caminhos para fazer a transição eficaz.

Além disso, o editor possibilitará oportunidades para os desenvolvedores de plug-ins e temas. De fato, com a experiência visual mais envolvente, ficará melhor produzir conteúdo.

Utilizando o Gutenberg

Fizemos a instalação do plugin, aqui na DialHost, e gostamos muito da novidade!

Na prática, o editor realmente apresenta, de forma perceptível, uma nova ótica para quem produz conteúdo para a web. Isso porque em sua estrutura, a principal característica é a divisão de conteúdo por blocos, o que permite ao usuário mais maleabilidade, além de uma visão estratégica do seu artigo.

Inclusive, para nós, é uma uma percepção visual genial de como o conteúdo será exibido após publicado.

Aliás, o que diferencia o WordPress de outros sistemas é a possibilidade de criar layouts de posts completos. Dessa forma, plugin Gutenberg trata o editor muito além de um campo de conteúdo. Ele dá outra cara ao layout de edição, que está praticamente inalterado há quase uma década.

Uma tela de edição 100% interativa

Gutenberg WordPress

Utilizando o Gutenberg, é possível experimentar a criação de conteúdo focado em usabilidade e simplicidade, colocando em prática o famoso menos é mais.

Para começar, a interface da edição ocupa o centro da tela. Isso faz com que a visão fique livre de possíveis distrações. Além disso, os blocos que dividem o conteúdo tornam a experiência mais rica. É possível arrastá-los para cima ou para baixo, moldando o formato do conteúdo como desejar. Em outras palavras, ele nos dá uma visão geral de como o conteúdo será exibido.

Etapas de implementação

Segundo o site, Gutenberg tem três etapas planejadas para sua implementação. A primeira é a inclusão definitiva, que deverá ocorrer na versão do WordPress 5.0. O foco total será na edição e implementação da organização do conteúdo por blocos.

Esta mudança abrirá caminho para  as etapas posteriores, planejadas para serem implementadas em 2019. Elas vão além do post para os modelos de página e, em última análise, para a personalização completa do site.

Sem dúvida, isso irá impactar, de forma significativa, a experiência de lidar com os sites e blogs que utilizam o WordPress.

Colaboradores

Como todo open source, o Gutenberg é construído por muitos colaboradores e voluntários. A lista pode ser visualizada neste neste link.


Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.