Otimizando campanhas de e-mail marketing para mobile

e-mail marketing para mobile

Modelo de mensagem de e-mail marketing para mobile

No final de 2013, a abertura de e-mails em dispositivos móveis (tablets e smartphones) atingiu a impressionante marca de 51%, de acordo com estudo da Litmus. Segundo pesquisa da Return Path, cerca de 25% dos usuários de internet no Brasil preferem ler e-mails pelo celular ou pelo tablet.

A necessidade de mobilidade faz com que as pessoas utilizem cada vez mais esses dispositivos, deixando desktops e notebooks de lado. A tendência é que esse número continue crescendo, tanto pela melhoria e barateamento da internet móvel, maior oferta de wifi e maior aquisição de smartphones pela população.

É imprescindível, portanto, que sua campanha de e-mail marketing esteja preparada para ser aberta no mobile, assim como nos outros dispositivos. Algumas dicas simples ajudarão sua campanha a abrir sem problemas em tablets e celulares e a ter altas taxas de abertura e conversão:

  • A primeira delas é pensar num layout com HTML responsivo, que se adapte às várias resoluções de tela: desde o smartphone com tela menor ao desktop com uma altíssima resolução, seu e-mail deve abrir, e bem, em todos. Para tal, crie peças de coluna única, que não ultrapasse os 350 pixels de largura.
  • Além de responsivos, os layouts também devem ser simples e leves. Muitos celulares bloqueiam as imagens, assim como os clientes de e-mail, portanto não construa sua mensagem apenas com elas.
  • Faça seus textos de modo conciso e direto. Ao acessar conteúdos via aparelhos mobile, é bem provável que o usuário esteja com pressa, e lerá rapidamente as mensagens. Quanto menor o seu texto, maiores as chances de ser lido.
  • Na linha de “assunto”, seja ainda mais curto e objetivo: não ultrapasse 50 caracteres. Essa recomendação é válida para todas as campanhas de e-mail marketing.
  • Tem call-to-action? Deixe em destaque, assim como qualquer outro botão. A recomendação de empresas, como a Apple, é de que esses botões tenham pelo menos 30 pixels.
  • Apensar da maioria dos smartphones e tablets ajustarem automaticamente a fonte para se ajustar à tela, é melhor fixar um padrão entre 14pt e 22pt: fontes pequenas demais são impossíveis de ler no celular e fontes grandes demais estragam o layout.
  • Antes de enviar, teste em vários aparelhos, em sistemas operacionais diferentes.
  • Use a interatividade! Esses gadgets permitem criações interativas e criativas, que podem garantir o engajamento do público e sucesso de receptividade.

Um e-mail marketing mal formatado pode gerar descadastros ou simplesmente não serão lidos depois, segundo estatísticas da Kissmetrics: 89% apagam a mensagem na hora e 27% pedem exclusão da lista. Dados nada bons e, como a tendência de abertura de e-mails via dispositivos mobile tende a aumentar, esteja atento a possíveis variações de números de descadastros e aberturas na sua lista de contatos. Portanto, mãos à obra e otimize suas campanhas para mobile!

Referências

https://litmus.com/blog/email-client-market-share-where-people-opened-in-2013
http://blog.kissmetrics.com/email-marketing-is-changing/

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