Você conhece a importância do e-mail marketing? Se bem utilizado, sua empresa poderá colher muitos frutos desta estratégia. Confira, neste post, as principais dicas para garantir que os seus envios tenham resultado.

e sem e-mail marketing Já foi dito que ‘a venda é o coração de uma empresa‘. Acho que podemos concordar com a afirmação, não é mesmo? Sem novos negócios, a tendência é que as empresas entrem em declínio, até que seja engolida pelo mercado.

Na era digital, a comunicação se tornou fator chave para todos os segmentos de negócios. Na verdade, isso vale para todos nós. Segundo pesquisa feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, o principal motivo de acesso à Internet no Brasil é o e-mail.

Por todas estas razões, podemos afirmar que o e-mail marketing, hoje, se tornou uma das ferramentas essenciais dentro de uma estratégia de marketing digital. Continue a leitura deste post e vamos aprofundar no assunto.


O que é o e-mail marketing?

Caixa de email marketing

O e-mail marketing, como sugere o próprio nome, é a utilização do e-mail como ferramenta de divulgação e marketing direto. Claro, respeitando normas e procedimentos pré-definidos.  

Os tipos de e-mail marketing mais comuns são:

  • Ofertas de produtos e serviços;
  • Promoções em geral;
  • Confirmação e acompanhamento de compras online;
  • Envio de Newsletters;
  • Envio de comunicados e esclarecimentos.

Na realidade, podemos usar o e-mail marketing para diferentes objetivos. Ou seja, você pode lançar mão em sua criatividade para usar essa ferramenta a favor de sua empresa. Mas com cautela.

Vantagens do e-mail marketing

Uma das principais vantagens do e-mail marketing é a possibilidade de analisar o retorno e a eficácia da estratégia. Tudo isso por meio de relatórios e gráficos com os números gerados por cada campanha enviada.

Mas existem muitas outras vantagens. Reunimos algumas delas que certamente vão lhe convencer a começar:

  • Proatividade – Você pode oferecer o que o seu cliente procura, sem esperar ele chegar até você.
  • Interatividade – Com boas mensagens e conteúdo criativo, você poderá gerar maior engajamento do seu público.
  • Segmentação – Você poderá segmentar os usuários por diversas variáveis como idade, sexo, profissão, entre outras.
  • Personalização – Você poderá personalizar o e-mail de várias formas. Por exemplo, colocar o nome do destinatário no assunto da mensagem.
  • Mensuração – A maioria dos softwares de e-mail oferecem métricas que podem ajudar muito em sua estratégia.

Não confunda e-mail marketing com SPAM

A estratégia de e-mail marketing ganhou muita popularidade nos últimos anos. Com isso, muitas empresas começaram a fazer mau uso da ferramenta, como enviar e-mails para pessoas sem autorização.

Você certamente já deve ter se deparado com mensagens indesejadas em sua caixa de entrada, não é mesmo? Esta prática ganhou o nome de SPAM, o indesejado lixo eletrônico. No lugar de ajudar a sua empresa, fazer spam pode atrapalhar muito.

Fuja das Blacklists

Visando a criar regras e defender os usuários de tanto lixo eletrônico enviado, foram criadas as famosas “Blacklists“. São servidores dedicados a monitorar endereços eletrônicos emissores de SPAM.

Estes servidores podem ser tanto de empresas de tecnologia, quanto de iniciativas que visam combater a esta prática.

Em suma, estar presente em uma blacklist fará com que ninguém mais receba os seus e-mails.

Por isso, nossa dica é: tome muito cuidado e siga as boas práticas desse post, para garantir que seu e-mail não vire SPAM.

Como utilizar o e-mail marketing no seu negócio

e-mail marketing no tablet

Primeiramente, antes de sair enviando e-mails promocionais à sua lista, tenha um foco, um planejamento.

O planejamento de marketing digital de sua empresa irá reunir os esforços de diversas ferramentas, incluindo o e-mail marketing, para garantir que os seus objetivos sejam alcançados.

Entre as metas que vão direcionar sua estratégia, podem estar:

  • Aquecer e aumentar as suas vendas;
  • Aumentar presença digital e engajamento com os seus clientes;
  • Aumentar o tráfego do seu site ou blog;

Pensando em ajudá-lo a fazer o melhor com e-mail marketing, selecionamos algumas dicas de boas práticas para usar a ferramenta.

Envie apenas a quem autorizou.

Construa listas seguras. Jamais compre listas e-mails ou envie campanhas para quem não autorizou. Isso vai evitar denúncias de SPAM contra o seu domínio e que você seja incluído nas blacklists como explicamos acima.

Coloque locais de captura de e-mail em seu blog e outros canais e incentive que as pessoas dêem perimssão para receber suas novidades e promoções.

Fazendo isso, você ainda estará de acordo com as novas normas de proteção de dados.

Evite ser confundido com SPAM

Na Central de Atendimento DialHost, fizemos um artigo completo que fala sobre esse assunto. Trata-se de dicas sobre o uso correto de palavras e o cuidado com certas ações que podem levar os robôs a entenderem que o seu e-mail é SPAM. Leia o conteúdo aqui.

Foque sempre na conversão

Mesmo trazendo materiais ricos e dicas interessantes ao público, nunca deixe de lado o seu objetivo principal: vender. Foque seus esforços na redação e na criação das peças sempre voltadas à conversão. Crie Call To Actions (CTAs) (botões e links de chamada para ação).

Podemos dizer que o CTA é praticamente obrigatório em seus emails. É ele quem vai direcionar o seu cliente a fazer a ação que você espera dele. Essa ação pode ser, por exemplo, um clique.

Use palavras fortes, curtas e de impacto, além de cores contrastantes, que se destaquem no design do e-mail marketing. Mas nunca deixe de lado a identidade visual de sua empresa.

Seja breve e conciso

Como já disse o famoso arquiteto Ludwig Mies, “Menos é mais”. Seja sempre conciso e escreva e-mails curtos e simples. Afinal, na maioria das vezes apenas passamos o olho rapidamente pelo conteúdo, enquanto escaneamos algumas palavras e imagens que chamam a atenção.

Inclua links para redes sociais e botões de compartilhamento

Lembre-se que a grande maioria das pessoas passam muitas horas do dia nas redes sociais. Por isso, inclua botões e links para suas páginas. É mais uma chance de se aproximar do seu público.

Além disso, Inclua botões de compartilhamento e aumente as chances do seu conteúdo ser compartilhado.

Envie um e-mail para seu novo assinante nas primeiras 24 horas

Lembra que falamos em colocar formulários para captura de e-mail de interessados? Sempre que alguém se cadastrar, aproveite a oportunidade e envie um e-mail para esses novos assinantes nas primeiras 24 horas depois de seu cadastro.

Isso porque o nome de sua empresa provavelmente estará ‘fresco’ na mente do seu contato. Então essa é a hora para deixar aquela boa impressão.

Facilite a saída e descadastros

Uma prática extremamente eficaz e pré-requisito para evitar que sua mensagem seja considerada como SPAM, é incluir o link de descadastro. Essa prática não só dá mais controle ao usuário, mas está de acordo com as normas de proteção de dados.

Acompanhe os resultados e as métricas

Toda ação de marketing exige que seja feita uma avaliação, gerando dados para analisar o desempenho e fazer ajustes, caso seja necessário.

Faça isso sempre de olho em seu planejamento, em seu objetivo de marketing para que você obtenha respostas sobre o retorno da ação.

Alguns números que você pode acompanhar em cada campanha que você enviar de e-mail marketing:

  • Taxa de abertura;
  • Taxa de cliques;
  • Conversões;
  • Interações.

Use um serviço de e-mail marketing:

Automação de e-mail marketing

Primeiramente, qualquer serviço de e-mail como o Gmail, por exemplo, limita o envio em massa de e-mails, podendo até mesmo bloquear a sua conta por uso indevido. Isso acontece para proteger de serem inclusos nas blacklists, como já falamos no início do artigo.

Usar um serviço de email marketing irá eliminar esta possibilidade, lhe dando a liberdade para enviar quantos e-mails estiverem em suas listas.

A maioria dos sistema, como é o caso do DialMailer, oferece um completo suporte para você começar uma estratégia de e-mail marketing, conforme descrevemos:

  • Criar, gerenciar e segmentar listas de e-mails;
  • Realizar importação de contatos de diversos formatos como txt e csv;
  • Criar e editar Templates (html) das suas campanhas de e-mail marketing;
  • Criar mensagens personalizadas;
  • Enviar ou agendar o envio para qualquer horário desejado;
  • Analisar os resultados e exportar relatórios.

DialMailer

Email Marketing - DialHost
Email Marketing – DialHost

O DialMailer é a ferramenta de e-mail marketing profissional da DialHost. Ela foi arquitetada para tornar suas campanhas eficientes e fáceis de administrar.

Por meio do sistema exclusivo e super fácil de usar, você poderá criar mensagens, enviar Newsletters e acompanhar todos os resultados através das ferramentas analíticas do no painel de controle.

CONHEÇA A FERRAMENTA

Por fim, esperamos ter mostrado o quanto é importante a utilização do e-mail marketing na estratégia de marketing digital. Com ele, você conseguirá aumentar os seus resultados e vendas.

Ficou alguma dúvida? Comente e vamos conversar! Gostou? Compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais.

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.