Email Marketing - DialHost

O que é o e-mail marketing e como utilizar a estratégia a favor do seu negócio

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Você conhece a importância do e-mail marketing? Se bem utilizado, sua empresa poderá colher muitos frutos desta estratégia. Confira, neste post, as principais dicas para garantir que os seus envios tenham resultado.

Já foi dito que ‘a venda é o coração de uma empresa‘, e acho que podemos concordar com a afirmação, não é mesmo? Sem novos negócios e sem crescimento, a tendência é que as empresas entrem em declínio, até que seja engolida pelo mercado, que se movimenta todos os dias.

Na era digital que vivemos, a comunicação se tornou fator chave para todos os segmentos de negócios e, muito além, para todos nós. De acordo com um estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, o principal motivo de acesso à Internet no Brasil é o e-mail.

Por todas estas razões, podemos afirmar que o e-mail marketing hoje se tornou uma das ferramentas essenciais dentro de uma estratégia de marketing digital. Continue a leitura deste post e vamos aprofundar no assunto.

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O que é o e-mail marketing?

Dentro das estratégias de marketing, de comunicação e de publicidade, o e-mail marketing, como sugere o próprio nome, é a utilização do e-mail como ferramenta de divulgação e marketing direto, respeitando normas e procedimentos pré-definidos.  

Tipos de e-mail marketing mais comuns:

  • Oferta de produtos e serviços;
  • Promoções em geral;
  • Confirmação e acompanhamento de compras online;
  • Envio de Newsletter;
  • Envio de comunicados e esclarecimentos.

Cabe ressaltar ainda que, na realidade, o e-mail marketing pode ser utilizado para os mais diversos objetivos e você pode lançar mão em sua criatividade para utilizar esta poderosa ferramenta a favor de sua empresa, mas com cautela.

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Vantagens do e-mail marketing

Já que o e-mail é um dos principais motivos que levam as pessoas a acessar a internet, o e-mail marketing tende a ser realmente interessante para o seu negócio, e uma das principais vantagens que merece destaque é a possibilidade de analisar o retorno e a eficácia da estratégia, através de relatórios e gráficos com os números gerados por cada campanha enviada.

Mas existem muitas outras vantagens. Reunimos algumas delas que certamente vão lhe convencer a começar:

Proatividade – De posse de informações de possíveis interesses dos seus clientes, em vez de esperar que ele procure pelo seu serviço, sua empresa poderá encontrá-lo.

Interatividade – por meio do e-mail marketing é possível gerar interesse e engajamento com o usuário através de mensagens e conteúdos criativos. Aproveite! 😉

Segmentação – Se sua lista for bem robusta, você poderá segmentar os usuários por diversas variáveis como idade, sexo, profissão, entre outras.

Personalização – Com esta vantagem, você poderá personalizar o e-mail de várias formas, como por exemplo, colocar o nome do destinatário no assunto da mensagem.

Mensuração – Como já citado, talvez esta seja a vantagem mais importante da estratégia de e-mail marketing, porque é por meio da análise dos

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Não confunda e-mail marketing com SPAM

A estratégia de e-mail marketing tomou uma popularidade muito grande nos últimos anos, e muitas empresas começaram a fazer mau uso da ferramenta, como o envio de e-mail em massa para pessoas que não autorizaram tal envio.

Inclusive você, provavelmente, já deve ter se deparado com mensagens indesejadas em sua caixa de entrada, não é mesmo? Esta prática ganhou o nome de SPAM, o indesejado lixo eletrônico, que é muito mal visto no ambiente da internet e, claro, por nós usuários.

Fuja das Blacklists

Visando a criar regras e defender os usuários de tanto lixo eletrônico enviado sem a permissão, foram criadas as famosas “Blacklists“, que são servidores dedicados a monitorar endereços eletrônicos emissores de SPAM.

Estes servidores podem ser tanto de grandes empresas do setor de Internet quanto de iniciativas independentes que visam combater a esta prática.

Resumindo, então, estando incluído em uma blacklist, ninguém mais receberá qualquer e-mail que tenha origem do seu domínio (seunome@seudominio.com.br), atrapalhando todo o processo de comunicação via e-mail de sua empresa.

Por isso, nossa dica é: tome muito cuidado e siga as boas práticas que vamos citar mais abaixo para garantir que seu e-mail não seja considerado SPAM.

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Como utilizar o e-mail marketing no seu negócio

Primeiramente, antes de sair enviando e-mails promocionais à sua lista, tenha um foco, um planejamento.

O planejamento de marketing digital de sua empresa irá reunir os esforços de diversas ferramentas, incluindo o e-mail marketing, para garantir que os seus objetivos sejam alcançados.

Entre as metas que vão dar todo o direcionamento de sua estratégia, podem estar:

  • Aquecer e aumentar as suas vendas;
  • Aumentar presença digital e engajamento com os seus clientes;
  • Aumentar o tráfego do seu site ou blog;

Pensando em ajudá-lo a construir a melhor estratégia de e-mail marketing, selecionamos algumas dicas de como utilizar a ferramenta de forma sustentável, ou seja, com as melhores práticas indicadas pelo mercado digital:

Envie apenas a quem autorizou.

Construa listas seguras. Jamais compre listas e-mails ou envie campanhas para quem não autorizou você a enviar. Isso evitará denúncias contra o seu domínio por envio em massa de SPAM e que você seja incluído nas blacklists como explicamos acima.

Coloque locais de captura de e-mail em seu blog e outros canais e incentive que as próprias pessoas forneçam o seu e-mail para receber suas novidades e promoções.

Evite ser confundido como SPAM

Algumas regras e boas práticas ao desenvolver sua mensagem devem ser observadas desde a criação do arquivo HTML do e-mail marketing. Na Central de Atendimento DialHost tem um artigo completo que fala sobre esse assunto. Trata-se de dicas e orientações sobre o uso correto de palavras e o cuidado com determinadas ações que podem levar os robôs a entenderem que o seu e-mail é SPAM. Leia o conteúdo aqui.

Foque sempre na conversão

Mesmo trazendo materiais ricos e dicas interessantes ao seu público, nunca deixe de lado o seu objetivo principal: vender. Foque seus esforços na redação e na criação das peças sempre voltadas à conversão. Crie Call To Actions (CTAs) (botões e links de chamada para ação).

Podemos dizer que O CTA é praticamente obrigatório nos seus emails. É ele quem vai direcionar o seu cliente a fazer a ação que você espera dele, como por exemplo, um clique. Use palavras fortes, curtas e de impacto, além de cores contrastantes, que se destaquem no design do e-mail marketing, mas nunca deixando de lado a identidade visual de sua empresa.

Seja breve e conciso

Como já disse o famoso arquiteto Ludwig Mies, “Menos é mais”. Seja sempre conciso e escreva e-mails curtos e simples, afinal, na maioria das vezes apenas damos uma corrida de olho rápida no conteúdo, enquanto escaneamos algumas palavras e imagens que nos chamam a atenção.

Inclua links para redes sociais e botões de compartilhamento

Lembre-se que a grande maioria das pessoas passam muitas horas do dia nas redes sociais. Por isso, inclua botões e links para suas páginas, pois,  o seu cliente pode ainda não saber da sua presença nessas redes.

Além disso, Inclua botões de compartilhamento sociais e aumente as chances do seu conteúdo ser compartilhado, por meio do engajamento com seu público.

Envie um e-mail para seu novo assinante nas primeiras 24 horas

Lembra que falamos para colocar formulários e captura de e-mail de interessados? Sempre que alguém se cadastrar, aproveite a oportunidade e envie um e-mail para esses novos assinantes nas primeiras 24 horas depois de seu cadastro.

Isso porque o nome de sua empresa provavelmente estará ‘fresco’ na mente do seu contato, e essa é a hora para deixar aquela boa impressão.

Facilite a saída e descadastros

Uma prática extremamente eficaz e pré-requisito para evitar que sua mensagem seja considerada como SPAM, é incluir o link de descadastro, dando ao usuário o poder de escolha de continuar a receber ou não as suas mensagens.

Acompanhe os resultados e as métricas

Toda ação de marketing exige que seja feita uma avaliação do que foi feito, gerando dados para analisar o desempenho e fazer os devidos ajustes caso seja necessário.

E faça isso sempre de olho no seu planejamento, no seu objetivo de marketing para que você obtenha respostas sobre o retorno da ação.

Alguns números que você pode acompanhar em cada campanha que você enviar de e-mail marketing:

  • Taxa de abertura;
  • Taxa de cliques;
  • Conversões;
  • Interações.

Se você não acompanhar o que está acontecendo com os números referentes dos envios de suas campanhas de e-mail marketing, jamais saberá se está fazendo certo ou errado. É necessário avaliar o que você obteve para, então, ajustar sua estratégia com objetivo de melhorar a sua conversão.

Use um serviço de e-mail marketing:

Primeiramente, qualquer serviço de e-mail como o Gmail, por exemplo, limita o envio em massa de e-mail, podendo até mesmo bloquear a sua conta por uso indevido, exatamente para se proteger de serem inclusos nas blacklists como já falamos no início do artigo.

Usar um serviço de email marketing irá eliminar esta possibilidade, lhe dando a liberdade para enviar quantos e-mails estiverem em suas listas.

A maioria dos sistema, como é o caso do DialMailer, o sistema de envio de e-mail marketing da DialHost, oferece um completo suporte para você começar com a sua estratégia de e-mail marketing, conforme descrevemos:

  • Criar, gerenciar e segmentar listas de e-mails;
  • Realizar importação de contatos de diversos formatos como txt e csv;
  • Criar e editar Templates (html) das suas campanhas de e-mail marketing;
  • Criar mensagens personalizadas;
  • Enviar ou agendar o envio para qualquer horário desejado;
  • Analisar os resultados e exportar relatórios.

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DialMailer

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Email Marketing – DialHost

O DialMailer é a ferramenta de e-mail marketing profissional da DialHost, arquitetada para tornar suas campanhas eficientes e fáceis de administrar.

Por meio do sistema exclusivo e super fácil de usar da DialHost, você poderá criar mensagens, enviar Newsletters e acompanhar todos os resultados através das ferramentas analíticas disponível no painel de controle do DialMailer.

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CONHEÇA A FERRAMENTA

Finalizando nosso artigo de hoje, esperamos ter mostrado o quanto é importante a utilização do e-mail marketing como ferramenta estratégia de marketing digital para aumentar os seus resultados.

Ficou alguma dúvida? comente e vamos conversar! Gostou? Compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais. Nos vemos no próximo! =).

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Última atualização: 23 de novembro de 2018