Ter um site seguro é um dos passos principais na hora de alcançar e fidelizar seu público. É essa segurança que evita erros e hacks.

Hoje, mais do que nunca, é muito importante garantir que você está navegando em um site seguro.

Quando falamos de um site que tenha transações financeiras, essa preocupação é ainda maior. Afinal, além das vantagens óbvias da segurança de dados, os buscadores costumam priorizar sites considerados seguros.

Por conta disso, as atualizações mais recentes de navegadores web sempre avisam o usuário quando o site não é seguro. Isso tem implicado no alcance do público dos sites, uma vez que sem certificados de segurança eles podem sofrer queda de visitas.

Mas não se preocupe, o objetivo deste post é exatamente lhe ajudar a ter um site mais seguro. Assim você estará em dia tanto com a sua segurança quanto com a de seus usuários.

Confira a seguir as três dicas que prepaparamos especialmente para você:

1. Certificados SSL

site seguro - ssl

Sem dúvida, quando falamos em segurança de dados na internet, uma das primeiras coisas que vem a nossas cabeças é o cadeado verde que fica no topo da barra de endereços, no navegador.

Os certificados SSL trazem uma camada de criptografia em toda informação que é recebida e enviada em seu site. A descriptografia destes dados só se torna possível com uma chave que é vinculada unicamente ao seu domínio.

Assim, se torna muito mais difícil para um hacker interceptar os dados durante o envio de um formulário ou no recebimento de dados no site.

O mais interessante é que hoje podemos contar com SSL gratuitamente para proteger os sites.

Na DialHost, por exemplo, trabalhamos com esse certificado em todos os nossos planos de hospedagem de sites.

2. Senhas fortes e seguras no seus Admins

Muitos sites contam com áreas administrativas, também conhecidas como admin. Os usuários que acessam o admin costumam ter o que chamamos de chave mestre do sistema.

Ou seja, caso alguém consiga roubar o acesso de um usuário, seu sistema estará aberto para todo tipo de modificação.

Para evitar isso, crie senhas fortes e seguras. Senhas seguras geralmente possuem uma combinação de caracteres maiúsculos e minúsculos, números e caracteres especiais.

Quanto maior e mais diversificada, melhor a combinação. Existem diversas ferramentas que gerenciam e geram senhas seguras. Um exemplo é o site LastPass.

Na DialHost, oferecemos este tipo de segurança para os clientes. O painel de controle tem um gerador de senhas automático, além da validação de segurança. Isso ajuda a criar uma senha segura para o acesso ao painel, e-mails e banco de dados.

3. Mantenha seu site seguro e sistemas atualizados

Frequentemente são liberadas atualizações no PHP, WordPress, Joomla, Magento e etc. Dentre os diversos tipos de atualizações que são feitas nesses sistemas, existem as de segurança.

Tela de instalação do WordPress
WordPress – atualização

Com o passar do tempo, pessoas reportam erros de segurança e inconsistências que podem prejudicar o funcionamento de um site. Por isso, os desenvolvedores responsáveis por cada projeto lançam atualizações frequentes, sempre corrigindo falhas. Por isso, mantenha o seu site sempre atualizado.

Mas lembre-se, antes de atualizar no site oficial, crie um backup completo do seu site. Da mesma forma, use um ambiente de testes para fazer a atualização. Assim facilita conferir incompatibilidades entre o seu site e a nova versão do software ou linguagem de programação.

Caso seu servidor não tenha configurações atualizadas, pode contar conosco. Todos os nossos servidores possuem PHP 7.2 e auto instalador de WordPress, Joomla, Magento e PrestaShop, além outras ferramentas atualizadas.

Dica Bônus para um site mais seguro

Mensagem de recaptcha, em inglês, escrito "eu não sou um robô".
Recaptcha – site seguro

Pensando em deixar seu site ainda mais seguro, vamos dar esta dica bônus.

Utilize sempre ReCaptcha em seus formulários. O ReCaptcha permite a validação e bloqueio de robôs.

Esses robôs costumam acessar áreas administrativas, ou até mesmo submeterem formulários para interferir no funcionamento dos sites.

Gostou das nossas dicas para deixar o seu site mais seguro? E você, como garante a segurança dos seus clientes? Conte pra gente nos comentários!

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.