3 dicas para deixar seu site ainda mais seguro

Desenvolvimento, Destaque, Notícias

Hoje é o dia da internet segura e por isso pensamos em trazer para você 3 dicas bem legais para deixar seu site mais seguro para você e o seu cliente.

1. Certificados SSL

SSL

Sem dúvida quando falamos de segurança de dados na internet, uma das primeiras coisas que vem a nossa cabeça é o cadeado verde que fica no topo da do endereço do site.

Os certificados SSL trazem uma camada de criptografia em toda informação que é recebida e enviada em seu site. A descriptografia destes dados só se torna possível com uma chave que é vinculada unicamente ao seu domínio. Assim, se torna muito mais difícil que algum hacker intercepte os dados durante o envio de um formulário ou no recebimento de algum dado no site.

O mais interessante é que hoje podemos contar com SSL gratuitamente para proteger os sites. Aqui na DialHost, oferecemos em todos os nossos planos de hospedagem de sites.

2. Senhas fortes e seguras no seus Admins

Muitos sites dinâmicos contam com áreas administrativas, também conhecidas como admin. Os usuários usados para entrar nessas áreas costumam ter o que chamamos de chave mestre do sistema. Ou seja, caso alguém consiga roubar o acesso de um usuário desses seu sistema estará aberto para todo tipo de modificação.

Para evitar isso, crie senhas fortes e seguras. Senhas seguras geralmente possuem uma combinação de letras maiusculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Quanto maior a senha e mais diversificada a combinação melhor. Existem diversas ferramentas que gerenciam e geram senhas seguras. Um exemplo é o site LastPass.

Aqui na DialHost, também oferecemos este tipo de segurança para nossos clientes. O Painel de controle conta com um gerador de senhas automático e a validação de segurança para orientá-los a criar uma senha segura para o acesso ao painel, e-mails e banco de dados.

3. Mantenha seu site e sistemas atualizados

Frequentemente são liberadas atualizações no PHP, WordPress, Joomla, Magento e etc. Dentre os diversos tipos de atualizações que são feitas nesses sistemas existem as atualizações de segurança.

WordPress 5.0.3

Com o passar do tempo e a utilização desses sistemas, pessoas reportam erros de segurança e inconsistências que podem prejudicar o funcionamento de um site. Os desenvolvedores responsáveis por cada projeto fazem de tudo para corrigir esses problemas soltando novas versões frequentemente. Por isso, garanta a manutenção do seu site atualizando sempre para versões mais recentes.

Mas lembre-se, antes de atualizar no site oficial, crie um backup completo do seu site e/ou faça a atualização em um ambiente de testes para conferir se existe alguma incompatibilidade entre o seu site e a nova versão do software ou linguagem de programação.

Caso seu servidor não conte com configurações atualizadas, pode contar conosco. Todos os nossos servidores possuem PHP 7.2 e auto instalador de WordPress, Joomla, Magento e PrestaShop entre outras centenas de ferramentas atualizadas.

Dica Bônus

Recaptcha

Pensando em deixar seu site ainda mais seguro, vamos deixar esta dica bônus. Utilize sempre ReCaptcha em seus formulários. O ReCaptcha permite uma validação e bloqueio de robôs que ficam tentando fazer logins em áreas administrativas ou mesmo ficam submetendo formulários para impedir o bom funcionamento dos sites.

Caso precise de ajuda para configurar, você pode ler o tutorial em nossa central de atendimento para criar seu próprio formulário com recaptcha em PHP.

Compartilhe

Última atualização: 5 de fevereiro de 2019