Dica: cursos online gratuitos de TI

Listamos temas interessantes oferecidos por boas universidades na web. Basta logar-se, dedicar-se um pouquinho e começar a aprender

Aprender coisas novas ou aperfeiçoar conhecimentos é sempre bom. Big data, software open source, segurança são frentes demandas pelos departamentos e empresas de TI em um futuro breve. Felizmente, há algumas aulas grátis em plataformas abertas de ensino online (MOOCs, na sigla em inglês) que podem ajudá-lo no processo de educação continuada.

Listamos alguns cursos interessantes de boas universidades e que começarão nos próximos meses para que você dê um upgrade no seu currículo. Basta logar-se, dedicar-se um pouquinho e começar a aprender.

Segurança de Hardware

Data de início: 5 de janeiro de 2015

O que contempla: trata-se de uma parte da especialização em cibersegurança da Universidade de Maryland e baseia-se na premissa de que a segurança começa no desenho do hardware. Nas aulas, há exames de estudos de caso que mostram como isso ocorre na prática. O objetivo das classes é que os estudantes compreendam vulnerabilidades e se familiarizem com ferramentas que ajudem a construir uma solução confiável.

Detalhes: as classes se desenrolam por seis semanas, com dedicação entre três a cinco horas de aula por semana. Caso prefira, por US$ 49, o estudante que concluir o curso ganha um certificado verificado pela instituição de ensino.

Engenharia de software as a services

Data de início: 6 de janeiro de 2015

O que contempla: essa é a segunda parte um curso de um semestre oferecido pela Universidade da Califórnia. Na parte um, os estudantes desenvolvem uma aplicação SaaS simples. Nesse estágio, é possível criar uma ferramenta mais sofisticada incorporando modelos de relacionamento e JavaScript. Também usa técnicas de desenvolvimento ágil.

Detalhes: curso demanda um período estimado de 12 horas de trabalho por dia. Há alguns pré-requisitos como Rails, BDD e TDD. É possível acessar o material da primeira parte do curso para ter certeza de que não se perderá nada.

Programação paralela heterogênea

Data de início: 12 de janeiro de 2015

O que contempla: ministrado por professores da Universidade de Illinois, esse curso começa com uma introdução à programação paralela e computação heterogênea – isso é, sistema que usa mais de um tipo de processadores. Baseado na premissa de que o uso efetivo de determinado sistema sempre dependerá de familiaridade com programação de baixo nível, os estudantes começam usando CUDA C para aprender as primeiras tarefas. A medida que as aulas avançam, outras linguagens são introduzidas, como OpenCL, OpenACC e C++AMP.

Detalhes: pede-se que quem quiser cursar tenha algum conhecimento/experiência em C/C++. As aulas se estendem por nove semanas e requerem um tempo estimado entre seis e oito horas de estudo por semana.

Visualização de informação

Data de início: 28 de janeiro de 2015

O que contempla: cobre algoritmos para padrão e tendências de dados tanto temporais quanto geoespacial e outras técnicas de visualização. Estudantes colaboram em projetos reais. Cada pessoa registrada para as aulas que se distribuem por 15 semanas ganha acesso aberto e gratuito a um banco de dados com 26 milhões de artigos, patentes e registros da Universidade de Indiana, e ao Sci², um kit de ferramentas que permite explorar e configurar tecnologias.

Detalhes: materiais das turmas de 2014 ficaram disponíveis para serem usados a título de exemplo ao longo do mês de novembro. As classes de 2015 irão incorporar materiais atualizados, vídeos e elementos de gamificação para encorajar a participação dos alunos.

Segurança de software

Data de início: 23 de fevereiro de 2015

O que contempla: como o curso de segurança de hardware, essa classe é parte da especialização em cibersegurança da Universidade de Maryland. As aulas cobrem aspectos essenciais na construção de sistemas de segurança, a começar pelo exame de vulnerabilidades em softwares e na web, bem como pontos explorados por hackers. Os estudantes aprendem a prevenir ou ao menos reduzir causas de ataques. As aulas acabam com a análise de softwares de verificação e ferramentas de testes.

Detalhes: fornecido pela plataforma Coursera, requer pelo menos cinco horas de trabalho distribuídas por seis semanas.

Introdução ao Linux

Data de início: independente (aberto para começar a qualquer momento)

O que contempla: esse curso, oferecido pela Fundação Linux cobre tanto interfaces gráficas de usuários até o uso de linhas de comando, contemplando praticamente todas as linhas de distribuição Linux. Ao final das aulas, estudantes saem com sólido conhecimento das ferramentas e técnicas utilizadas por administradores de sistemas.

Detalhes: demanda entre 40 e 60 horas de dedicação.

Artigo da ComputerWorld.

Participe da promoção de Natal da DialHost e concorra a um curso iMasters PRO para você e outro para presentear um amigo!

Compartilhe este artigo:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
E-mail
Compartilhar no print
Imprimir

0 resposta em “Dica: cursos online gratuitos de TI”

Outros artigos:

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.