13 de setembro, Dia do Programador: conheça o por que desta data

Notícias

Você conhece a história do dia do programador? Feriado na Rússia, a comemoração chegou nos outros países para valorizar a profissão, que cresce cada dia mais.

No 256º dia de todo ano é comemorado o dia do programador.

A data foi instituída inicialmente na Rússia, onde, no ano de 2002, o funcionário de uma empresa de webdesign Valentin Balt, reuniu assinaturas para reivindicar ao governo a reconhecer a data como dia do programador.

Dia do Programador - DialHost
Dia do Programador

Demorou um pouquinho para ser oficializada, o que ocorreu em 2009, pelo então presidente russo Dmitry Medvedev.

O número 256 foi escolhido para esta data porque 256 é o número de valores distintos que podem ser representados com um byte de oito bits, um número bem conhecido entre os programadores. Além disso, 256 em hexadecimal é 100 (‘0x100’), a maior potência de 2 abaixo de 365 (o número de dias em um ano). Curioso, não? =)

A profissão de programador

A profissão de programador tem sido cada vez mais valorizada no mercado de trabalho, exercendo um papel de relevância para o desenvolvimento das empresas, principalmente no momento de grandes mudanças digitais pelas quais passamos.

Embora a data não seja feriado aqui no Brasil, é senso comum o quanto esse profissional é essencial nas nossas vidas, não é mesmo?

Afinal, seja em um site, em um sistema ou em um aplicativo, há sempre um programador envolvido no desenvolvimento.

Por isso, parabéns, programadores e programadoras! Fica aqui um grande abraço de toda a equipe da DialHost! =)

E você? É um programador iniciante? Leia nosso post sobre as linguagens de programação mais utilizadas no mercado, segundo ranking divulgado em agosto deste ano.

Compartilhe

Última atualização: 15 de outubro de 2018