Entenda porque os profissionais de TI dominam o mercado e facilitam a inserção de novas tecnologias em nossa rotina.

Pare por um instante e pense onde e como os profissionais de Tecnologia da Informação estão presentes em sua vida.

Os profissionais de TI estão em todos os lugares. Seja por meio de programas de computador, aplicativos de celular, sites ou até mesmo sistemas complexos mas que tornam nossa rotina mais fácil.

Estudar para eles nunca é demais. Aliás, essa é uma das características fundamentais dos profissionais de TI. Eles estão constantemente se atualizando sobre as mudanças provocadas pela evolução das tecnologias.

A tecnologia da informação se divide em diferentes subáreas. Juntas, trazem soluções para atividades corriqueiras. Nesse sentido, praticamente todas as áreas são afetadas pelo desenvolvimento da tecnologia da informação.

O dia dos Profissionais de TI é celebrado em 19 de outubro.
A data surgiu para homenagear quem se dedica a estudar as tecnologias da informação.
Afinal, é graças a esses profissionais estamos cada vez mais conectados.

Profissionais de TI: Um leque de possibilidades

Como já mencionamos, a tecnologia da informação atua em praticamente todas as áreas. Mas para que isso aconteça, ela se divide em diferentes funções, profissões e habilidades.

A seguir, você vai conhecer algumas delas.

Analista de Redes

Profissionais de TI - Analista de Redes

De forma geral, o analista de redes é responsável por projetar e manter uma rede de computadores em funcionamento.

Um profissional dessa área deve fazer curso técnico ou superior em Redes de Computadores, Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou equivalente.

Além disso, a experiência e certificações no ramo serão fatores positivos na carreira de um administrador de redes. Inclusive, com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, esses fatores fazem toda a diferença.

Na DialHost, temos diversos analistas de redes. Eles são essenciais para manter a nossa estrutura de rede funcionando. Assim, eles trabalham tanto internamente quanto em nosso datacenter, onde ficam hospedados os sites e aplicações dos nossos clientes. Para conhecê-los é só ficar ligado no nosso Instragram, vez ou outra eles estão por lá contando alguma história.

Administrador de Sistemas

Profissionais de TI - Administrador de Sistemas

O Administrador de Sistemas, também conhecido como SysAdmin, é o profissional responsável pela configuração e manutenção dos servidores de uma determinada rede.

Na prática, é ele quem planeja e se responsabiliza por manter redes e servidores em perfeito funcionamento. Nesse sentido, ele não poupa esforços para monitorar e executar ações para que os serviços nunca parem.

Se você tem um e-mail funcionando, uma rede operando bem ou um site sempre online, certamente é porque um SysAdmin dedicou horas de trabalho. Tudo para garantir que seus serviços não sejam interrompidos. Entretanto, caso aconteça, ele resolverá tudo o mais rápido possível.

Desenvolvedor ou Programador

 Programador ou Desenvolvedor

Um programador, desenvolvedor, codificador ou engenheiro de softwares é o profissional que literalmente escreve, desenvolve e faz a manutenção em softwares, aplicações ou sites.

O trabalho deles está em quase tudo que utilizamos no dia-a-dia. Assim, aplicativos de banco, sites, e-mails e sistemas de pagamento são alguns exemplos relacionados a programação.

A profissão permite uma ampla área de atuação, podendo se subdividir em diversos segmentos, conforme listamos a seguir:

  • Web Programador: Faz sites e sistemas para a internet.
  • Desktop Programador: Desenvolve aplicações para serem utilizadas localmente nos computadores.
  • Mobile Programador: Desenvolve sistemas e aplicativos para serem rodados no celular.
  • Games Programador: Cria jogos para as mais diversas plataformas, seja online ou offline.

Descubra como o nosso Criador de Sites é fácil para você colocar sua empresa na internet!

Analistas de Suportes

 Analista de Suportes

O analista de suportes cuida da manutenção de computadores, da estrutura de redes e de sistemas operacionais. O foco é o suporte, que pode ser interno ou externo à empresa, com auxílio a usuários ou clientes, tanto presencial quanto via telefone.

Técnico de Informática

Técnico de Informática

Em geral, o técnico em informática é requisitado de forma constante. Isso porque é o profissional com habilidades técnicas especiais para fazer manutenções ou reparos em equipamentos de informática.

Uma área em constante evolução

Além dessas profissões que acabamos de citar, é importante lembrar que a tecnologia passa por mudanças o tempo todo. Isso quer dizer que, cada vez mais, profissões relacionadas a essa área vão surgindo.

Para ter uma ideia, basta pensar como a tecnologia operava há 10 anos atrás. Era tudo muito diferente, não é mesmo?

Conclusão

Vimos a diferença entre um Administrador de Sistemas e um Técnico de Informática, está sempre apto a configurar e restaurar sistemas, instalar equipamentos, resolver falhas, etc. Por conta disso, afirmamos que é ele quem possui conhecimento para encontrar soluções para o universo da tecnologia.

Nosso objetivo com este artigo foi destacar a importância que cada um desses profissionais de TI exerce em nosso cotidiano. Para isso, basta pensar em quanto a tecnologia da informação transformou a sociedade que formamos hoje.

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.