Conheça os principais tipos de profissionais de TI

Artigos, Home, Liderança, Notícias

Hoje é o Dia do Profissional de Informática. Para não passar em branco, preparamos este conteúdo trazendo os principais tipos de profissionais de TI e por que devemos considerá-los tão importante

O Dia do Profissional de Informática é celebrado anualmente em 19 de outubro, data escolhida para homenagear as pessoas que se dedicam a estudar as tecnologias da informação a favor do nosso dia-a-dia.

Estudar, aliás, é uma das características fundamentais desses profissionais, que precisam se atualizar constantemente acerca das mudanças constantes provocadas pela evolução das tecnologias.

As profissões da área da Informática se dividem em diversas subáreas, e todas se completam, trazendo soluções para as atividades corriqueiras do dia-a-dia.

Dia do Profissional da Informática - Blog DialHost
Dia do Profissional da Informática – Blog DialHost

Profissões que correspondem à informática

Não há hoje uma empresa sequer que não não necessite das tecnologias da informação, não é mesmo? Por isso, não há como não contar com a figura de um profissional de TI. Confira a seguir as principais subdivisões dessa profissão.

Analista de Redes

O analista de redes ou administrador de redes como é chamado, tem a principal responsabilidade de projetar e manter uma rede de computadores em funcionamento, de forma geral.

O perfil deste profissional exige curso técnico ou superior em Redes de Computadores, Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou equivalente.

Além disso, a experiência e certificações no ramo serão fatores positivos na carreira de um administrador de rede, principalmente no mercado de trabalho, que está cada vez mais concorrido.

Aqui na DialHost, temos diversos analistas de redes e eles são essenciais para manter a estrutura de nossa rede funcionando, tanto internamente quanto no nosso datacenter, onde ficam hospedados os sites e aplicações dos nossos clientes.

SysAdmin

Um SysAdmin ou mais comumente chamado de Administrador de Sistemas, é um profissional responsável pela configuração e manutenção dos servidores de uma determinada rede, bem como toda a gestão dos sistemas da rede em questão.

Na prática, é este profissional que irá planejar e se responsabilizar por manter redes e servidores em perfeito funcionamento, não poupando esforços para monitorar e executar qualquer ação para que os serviços nunca parem, custe o que custar.

Se temos o e-mail funcionando, a rede operando bem ou o site de nossa empresa sempre online, devemos reconhecer que um(a) SysAdmin dedicou horas de trabalho, tudo para garantir que tais serviços não sejam interrompidos e, quando for, resolver tudo o mais rápido possível.

Na DialHost, nossos SysAdmin estão sempre ligados, monitorando cada acontecimento na rede e nos nossos servidores. 🙂

Desenvolvedor ou programador

Na ciência da computação, um programador, desenvolvedor, codificador ou engenheiro de software é o profissional que literalmente escreve, desenvolve ou faz a manutenção em softwares, aplicações ou sites.

O trabalho deles está em quase tudo que utilizamos no dia-a-dia, como por exemplo, nos aplicativos de banco, nos sites, nos e-mails, até mesmo nos sistemas que recebem as compras que passamos pelo cartão.

A profissão é bem ampla e pode se subdividir em diversos segmentos, conforme listamos a seguir:

  • Programador Web (que faz sites e sistemas para a internet)
  • Programador Desktop (que desenvolve aplicações para serem utilizadas localmente nos computadores)
  • Programador Mobile (que desenvolve sistemas e aplicativos para serem rodados no celular, ou mobile, como chamamos)
  • Programador de Games (que cria jogos para as mais diversas plataformas, online ou offline)

Aqui na empresa, o time de desenvolvedores estão sempre atentos às demandas dos nossos clientes e sempre propondo melhorias nos nossos sistemas.

Analistas de suporte

Este profissional de TI é um especialista em tecnologias pontuais e cuida da manutenção de computadores, da estrutura de redes e de sistemas operacionais, tendo como foco principal o suporte, que pode ser interno ou externo à empresa, com auxílio a usuários da empresa ou dos seus clientes, tanto presencial quanto via telefone.

Quem costuma entrar em contato pela nossa Central de Atendimento tem contato direto com nossos analistas de suporte e de sucesso do cliente. São eles que estão na linha de frente do atendimento para ajudar os nossos clientes através do suporte 24/7.

Técnico de Informática

Em geral, o Técnico em informática é requisitado de forma constante, pois, como a própria denominação já diz, é o profissional com habilidades técnicas especiais para proceder com manutenções e ou reparos em equipamentos de informática.

Um bom técnico tem que estar sempre apto a realizar configurações de sistemas, restaurações, instalação de equipamentos, identificação de falhas e problemas técnicos e possuir conhecimentos para solucionar os possíveis problemas em questão.

Conclusão

Nosso objetivo com este artigo é lembrar da existência e da importância que cada um desses profissionais exerce em nosso cotidiano.

Desta forma, seja de rede, de segurança, de desenvolvimento ou de suporte, sabemos que hoje é praticamente impossível não conviver com eles, e somos muito gratos pela sua utilidade e por ajudar com o desenvolvimento das nossas tarefas diárias.

Compartilhe

Última atualização: 16 de novembro de 2018