Esteja por dentro do universo de programação conhecendo as linguagens mais populares do mercado mundial

Criando diversas possibilidades para softwares, sites e aplicações, as Linguagens de Programação compõem o universo do desenvolvimento com suas infinitas possibilidades.

Em uma rápida pesquisa na internet, podemos notar que existem diferentes Linguagens de Programação no mercado.

Neste contexto, podemos definir que programar consiste em combinar códigos para criar uma série de instruções e ações no intuito de efetivar uma ação predefinida. Sendo que, essa ação pode ser em uma aplicação, em um software, em um site na web ou qualquer ambiente digital.

A linguagem ideal

Embora exista uma grande variedade de Linguagens de Programação, certamente algumas poderão ser mais adequadas para atender determinados objetivos.

Por isso, você deve estar se perguntando qual linguagem é ideal para os seus projetos, certo?

Saiba que, é importante que este seja um assunto constantemente discutido e analisado. Assim estaremos sempre cientes do melhor caminho para o iniciar o desenvolvimento.

Para lhe ajudar, reunimos aqui e atualizamos frequentementemente os dados da pesquisa feita trimestralmente pela RedMonk, para poder lhe explicar um pouco mais sobre as linguagens mais utilizadas no mercado mundial.

Entretanto, para ser um bom desenvolvedor é ideal você ser capaz de dominar mais de uma linguagem. Isso certamente trará sucesso para seus projetos e, consequentemente, sua carreira.

Ranking das Linguagens de Programação

Seguindo o ranking da RedMonk, descrevemos abaixo um pouco sobre as 10 linguagens de programação mais populares no mercado. Confira:

1. JavaScript

JavaScript Linguagem de Programação

JavaScript é uma linguagem de programação que foi originalmente implementada direcionada ao desenvolvimento web, com foco em navegadores.

O objetivo é que os scripts sejam executados e interajam com o usuário sem que seja necessário passar pelo servidor.

Por isso, a grande maioria do sites possui, em seus códigos, linhas de Javascript para complementar as funções existentes no site.

2. Java

Java Linguagem de Programação

Java é uma das linguagens de programação mais utilizadas pelos desenvolvedores do mundo.

Criada originalmente para orientação de objetos, hoje é a principal linguagem utilizada no desenvolvimento de Apps para tablets e smartphones Android.

Além disso, o Java também é muito utilizado em ambientes corporativos e, por isso, atualmente é um dos mais requisitados no mercado de trabalho.

3. Python

Python Linguagem de Programação

Lançada pelo  programador de computadores neerlandês Guido van Rossum, em 1991, Python é livre e de código aberto, considerada uma linguagem de programação de alto nível.

É uma linguagem funcional, orientada a objetos e grandes empresas utilizam Python para determinadas tarefas, tais como Google, Youtube e Netflix.

Python é interessante para quem está começando na programação: é uma linguagem útil para diversos projetos e permite trabalhar com rapidez, além de possibilitar a integração com outros sistemas de forma eficaz.

4. PHP

PHP Linguagem de Programação

O PHP é uma linguagem de programação open source muito utilizada atualmente, pois, as páginas da web construídas com PHP contém HTML em código mesclado que executa as ações.

O que distingue o PHP de outras linguagens é que o código é executado no servidor, gerando o HTML que é enviado para o navegador e exibido ao usuário.

Na prática, o navegador recebe os resultados da execução desse script, mas não sabe qual é o código fonte. Ou seja, por mais que você tente, não há como você visualizar quais códigos foram utilizados.

Como excelentes exemplos de aplicações open source que utilizam como base a linguagem de programação PHP, destacamos os CMS’s WordPress, Joomla, Drupal, entre outros.

5. C #

C# Linguagem de Programação

C# é uma linguagem de programação desenvolvida pela Microsoft como parte da plataforma .NET.

É também orientada a objetos e foi baseada no C++, mas, com diversas influências de outras linguagens, como Object Pascal e Java.

C# é bastante usada na área de desenvolvimento de games, assim como C++.

Além disso, sua utilidade também se destaca no desenvolvimento de sistemas mais complexos com os de gestão empresariais, por oferecer diversas soluções para o cotidiano.

6. C++

C++ Linguagem de Programação

C++ é uma linguagem de programação que pode ser considerada uma melhoria da linguagem C. Assim, nesta evolução, recebeu a possibilidade de trabalhar com a característica de orientação a objetos.

Foi desenvolvida em 1983, pelo cientista da computação dinamarquês e professor catedrático da Universidade do Texas Bjarne Stroustrup, que hoje é considerado o pai da linguagem C++.

Por ser muito utilizada, C++ continua sua evolução e se destaca também no desenvolvimento de softwares para desktop e de games.

7. CSS

CSS

CSS é a sigla para o termo em inglês Cascading Style Sheets que, traduzido, significa Folha de Estilo em Cascatas. Fácil de aprender, o CSS é mais utilizado com as linguagens de marcação HTML e XHTML.

Na prática, é um mecanismo para adicionar estilo (cores, fontes, espaçamento, responsividade, etc.) a uma página na web. Mas, no lugar de formatar dentro do próprio documento, o CSS cria um link que direciona a outro arquivo. Este arquivo contém todos os estilos utilizados no site.

A primeira versão do CSS foi proposto em 1994, por Håkon Wium Lie, para controlar aparências de documentos em HTML.

Mas, em 1995, a empresa W3C se interessou pelo projeto e, em 1996, lançaram a recomendação oficial pelo W3C do CSS nível 1 (CSS 1).

Dois anos depois (1998), foi lançada a recomendação do CSS nível 2. A segunda versão das Folhas de Estilo para web.

Atualmente, o que está sendo utilizado é o CSS3, o nível 3 do CSS.

8. Ruby

Ruby Logo

Ruby é uma linguagem de programação com gerenciamento de memória automático, que teve origem no Japão, em 1995.

Suas particularidades oferecem muita produtividade ao desenvolvedor que a utilizam, graças aos poderosos recursos, porém, rápidos e de fácil utilização.

9. C

C logo

C é uma linguagem de programação criada em 1972, pelo estadunidense Dennis Ritchie (1941-2011). Inicialmente, ela foi criada para desenvolver o sistema operacional Unix.

É considerada uma linguagem estruturada, imperativa e é padronizada pela ISO.

O C é utilizado para criar softwares em sistemas completos e independentes. Mas é muito comum em projetos na plataforma Windows, sistemas operacionais, aplicativos e games.

10. TypeScript

TypeScript logo

TypeScript é uma linguagem desenvolvida pela Microsoft em parceria com Anders Hejlsberg. É utilizada para desenvolver aplicações em JavaScript tanto no lado do servidor como no lado cliente.

Em poucas palavras, TypeScript se trata de um superconjunto em JavaScript para adicionar tipagem e outros tipos de recursos a linguagem.

Conclusão

Se você está entrando no universo do desenvolvimento web, ainda deve ter dúvidas sobre qual linguagem de programação se aprofundar.

Nossa resposta para esta questão é que não existe a melhor. Logo, o que existe são diferentes linguagens que têm o seu uso adequado a cada tipo de projeto e cada realidade.

Contudo, o mais importante é que você, como um bom desenvolvedor, conheça o quanto for possível dessas linguagens. Nesse sentido, vale ousar, estudar e testar ao máximo o seu aprendizado.

Mas vale lembrar: aprenda e domine a lógica da programação. De início, é isso o que virá antes de uma especialização em alguma dessas linguagens, que hoje são as mais populares.

Compartilhe:

Sobre o autor:

Sobre o autor:

Posts Relacionados:

Novidades do Blog

Deixe seu e-mail abaixo para passar a receber promoções e novidades do nosso Blog.