Linguagens de programação mais populares do mercado

Helder Tobias CSS, Desenvolvimento, PHP

As linguagens de programação compõem o universo do desenvolvimento e criam diversas possibilidades para softwares, sites e aplicações.

Se fizermos uma rápida pesquisa na internet, podemos constatar que existem diversas linguagens de programação diferentes no mercado.

Essas linguagens compõem o universo do desenvolvimento e ampliam as possibilidades para a criação de softwares, jogos, sites e aplicações.

Programar, no contexto deste artigo, consiste em combinar códigos para criar uma série de instruções com intuito de efetivar uma ação predefinida, que pode ser em uma aplicação, em um software ou ainda em um site na web.

Embora exista atualmente uma grande variedade de linguagens de programação, certamente algumas poderão ser mais adequadas do que para atender a determinados projetos.

Por isso, é muito importante que esse assunto seja amplamente discutido e analisado, para definir os melhores caminhos para o início do trabalho.

A empresa de análise de dados focada no setor de desenvolvimento RedMonk, se destaca pelos constantes rankings das linguagens de programação que estão sendo mais utilizadas por desenvolvedores de todo o mundo.

Em sua última classificação, divulgada em 10/08,  a empresa apresentou o ranking com as linguagens de programação mais populares do mundo, conforme reproduzimos:

  1. JavaScript
  2. Java
  3. Python
  4. PHP
  5. C #
  6. C ++
  7. CSS
  8. Ruby
  9. C
  10. Objective-C

Você deve estar se perguntando qual dessas linguagens de programação você deverá utilizar em seus projetos, certo?

Como um bom desenvolvedor, saiba que se você for capaz de dominar mais de uma, certamente terá sucesso em seus projetos e, consequentemente, em sua carreira.

Descrevemos abaixo um pouco sobre as 10 linguagens de programação mais populares, segundo o ranking da RedMonk que citamos acima. Confira:

Linguagens de programação mais populares

1. JavaScript

JavaScript é uma linguagem de programação que foi originalmente implementada direcionada ao desenvolvimento web, com foco nos navegadores.

O objetivo é que os scripts sejam executados e interajam com o usuário sem que seja necessário passar pelo servidor.

Por isso, a grande maioria do sites possui em seus códigos, linhas de Javascript para complementar as funções existentes no site.

2. Java

Java é uma das linguagens de programação mais utilizadas pelos desenvolvedores do mundo.

Criada originalmente para orientação a objetos, hoje é a principal linguagem utilizada no desenvolvimento de Apps para tablets e smartphones Android.

Além disso, o Java também é muito utilizado em ambientes corporativos e, por isso, atualmente, é um dos mais requisitados no mercado de trabalho.

3. Python

Lançada pelo  programador de computadores neerlandês Guido van Rossum, em 1991, Python é livre e de código aberto, considerada uma linguagem de programação de alto nível.

É uma linguagem funcional, orientada a objetos e grandes empresas utilizam Python para determinadas tarefas, tais como Google, Youtube e Netflix.

Python é interessante para quem está começando na programação: é uma linguagem útil para diversos projetos e permite trabalhar com rapidez e possibilita a integração com diversos sistemas de forma eficaz.

4. PHP

O PHP é uma linguagem de programação open source muito utilizada atualmente, pois, as páginas da web construídas com PHP contém HTML em código mesclado que executa as ações.

O que distingue o PHP de outras linguagens é que o código é executado no servidor, gerando o HTML que é então enviado para o navegador e exibido ao usuário.

Na prática, navegador recebe os resultados da execução desse script, mas não sabe qual é o código fonte, ou seja, por mais que você tente, não há como você visualizar quais códigos foram utilizados.

Como excelentes exemplos de aplicações open source que utilizam como base a linguagem de programação PHP, destacamos os CMS’s WordPress, Joomla, Drupal, entre outros.

5. C #

C# é uma linguagem de programação desenvolvida pela Microsoft como parte da plataforma .NET.

É também orientada a objetos e foi baseada no C++, mas, com diversas influências de outras linguagens, como Object Pascal e Java.

C# é bastante usada na área de desenvolvimento de games, assim como C++.

Além disso, sua utilidade também tem se destacado no desenvolvimento de sistemas mais complexos com os de gestão empresariais, por oferecer diversas soluções para o cotidiano.

6. C++

C++ é uma linguagem de programação que pode ser considerada uma melhoria da linguagem C, que nesta evolução, recebeu a possibilidade de trabalhar com a característica de orientação a objetos.

Foi desenvolvida em 1983 pelo cientista da computação dinamarquês e professor catedrático da Universidade do Texas Bjarne Stroustrup, que hoje é considerado o pai da linguagem C++.

Por ser muito utilizada, C++ continua sua evolução e se destaca também no desenvolvimento de softwares para desktop e de games.

7. CSS

CSS é a sigla definida para o termo em inglês Cascading Style Sheets que, traduzido para o português, significa Folha de Estilo em Cascatas. Fácil de aprender, o CSS é mais utilizado com as linguagens de marcação HTML e XHTML.

Na prática, é um mecanismo para adicionar estilo (cores, fontes, espaçamento, responsividade, etc.) a uma página na web, onde, em vez de realizar a formatação dentro do próprio documento, o CSS cria um link que direciona a um outro arquivo que contém todos os estilos que serão utilizados no site.

A primeira versão do CSS foi proposto em 1994 por Håkon Wium Lie para controlar algumas aparências para os documentos em HTML.

E 1995 a empresa recém criada W3C (World Wide Web Consortium) se interessou pelo projeto e, em 1996, eles lançaram a recomendação oficial pelo W3C do CSS nível 1 (CSS 1).

Dois anos depois (1998) foi lançada a recomendação do CSS nível 2. A segunda versão das Folhas de Estilo para web.

Atualmente, o que está sendo utilizado é o CSS3, o nível 3 do CSS, com 23 anos desde a sua criação.

8. Ruby

Ruby é uma linguagem de programação com gerenciamento de memória automático com origem no Japão, em 1995.

Suas particularidades oferecem muita produtividade ao desenvolvedor que utiliza a linguagem, graças aos seus poderosos recursos, porém, rápidos e descomplicados para serem utilizados.

9. C

C é uma linguagem de programação criada em 1972, pelo cientista da computação estadunidense Dennis Ritchie (1941-2011), para desenvolver o sistema operacional Unix.

É considerada uma linguagem estruturada, imperativa e é padronizada pela ISO.

Considerado extremamente leve e rápido, o C é utilizado para criar softwares para sistemas embarcados (completos e independentes) e é muito comum em projetos na plataforma Windows, sistemas operacionais, aplicativos e games.

10. Objective-C

Objective-C é uma linguagem de programação criada por Brad Cox e sua empresa, a StepStone Corporation, no início da década de 80.

Utilizada como principal linguagem de programação do MacOS X, Objective-C se trata de um conjunto de complementações à linguagem C, dando suporte ao desenvolvimento com orientação a objetos.

Afinal, qual é a melhor linguagem de programação?

Se você está se inserindo no universo do desenvolvimento, pode ser que tenha ficado na dúvida em decidir qual seria a melhor linguagem de programação para se aprofundar.

Nossa resposta para esta questão é que não existe a melhor. O que existem são diferentes que têm o seu uso adequado para cada tipo de projeto e cada realidade.

Contudo, o mais importante é que você, como um bom desenvolvedor, conheça o quanto for possível dessas linguagens, e o principal: aprenda e domine a lógica da programação, pois, é isso o que dará a você muita vantagem para se especializar em qualquer uma dessas linguagens que hoje são as mais populares.

Assine DialHost

Compartilhe

Última atualização: 10 de setembro de 2018