Será que meu site está precisando de um cloud?

Seu site está precisando de um cloud - Padaria exemplo

Imagem ilustrativa

Os fatores necessários para sair da hospedagem compartilhada e partir uma estrutura cloud envolvem, analisar o crescimento do seu site e uso de recursos. Este é o primeiro assunto que vamos abordar nesta série sobre Cloud computing. Vamos iniciar a abordagem desta tecnologia que chegou há alguns anos e vem tomando conta do mercado web, para diversas soluções.

A utilização de sites em empresas se tornou abrangente ao ponto de você ver aquela boa e velha padaria ter um site para você ver fotos maravilhosas de pães, ver horários de funcionamento e alguma forma de contato com ela. Estes sites conhecidos como sites institucionais, são vastamente atendidos pela hospedagem compartilhada de sites. Este serviço mais, comum pelo custo benefício, traz uma ótima forma de lançar seu negócio online sem pesar o orçamento da empresa.

Este exemplo acima pode ser um pouco básico para uma hospedagem compartilhada que comporta o uso de muitos sites mais complexos como pequenos blogs e pequenas lojas virtuais. Digo pequenas pois uma mesma plataforma pode variar bastante o uso de recursos de acordo com fatores como quantidade de acessos, fluxos de processos do site, Como compras, geração de notas fiscais e etc, que podem consumir o recurso mais limitado de uma hospedagem compartilhada.

Vamos voltar ao nosso exemplo básico da padaria? Esta padaria que até então deixava apenas dados para contatos e imagens estáticas resolve criar mais interação com seu público disponibilizando horários das fornadas dos seus pãezinhos quentes. Ok, até então são apenas dados estáticos e que não influenciaria em muita coisa para mudar para uma estrutura cloud. O fato é que esta simples ação muda suas visitas de uns 200 usuários para 1.200 diariamente.

Com o aumento do volume de visitas a padaria acredita que está na hora de lançar um serviço que facilite a encomenda destes pãezinhos e lança um Delivery online de pãezinhos e itens de padaria para a região onde ela atende. Agora, ela conta com seu site todo em Magento com controle dos preços entregas etc… Com alguns meses investindo em divulgação do novo serviço os antigos 1.200 usuários diários são agora clientes diários e o número de usuários já passa dos 12.000 e ela começa a distribuir para mais de 5 bairros da região.

Opa! Agora começamos a falar de complexidade de processos. Mesmo sendo um modelo de comércio eletrônico teoricamente simples, o volume de processos e usuários que acessam esta padaria já não suportam mais dentro de uma hospedagem compartilhada. O número de interações e serviços que antes eram simples telas estáticas com um telefone e horários do pãozinho, começam a forçar os limites da sua hospedagem compartilhada. E mesmo que ela não seja bloqueada por tráfego seu site começará a cair constantemente por atingir recursos físicos da máquina.

Agora a menos que você esteja disposto a desembolsar em um servidor dedicado, apostar em uma estrutura cloud pode ser uma solução bem mais atrativa. E ai temos uma bifurcação…

Escolhendo o cloud que se adequa ao seu negócio

Se neste momento a nossa padaria já possuir uma equipe de desenvolvimento para gerenciar este cloud ou o projeto já estiver demandando uma divisão de recursos entre instâncias que controlem áreas como: banco de dados, arquivos estáticos e a plataforma em si, seria recomendado entrar com uma solução de cloud computing como o DialCloud +. Entre as grandes vantagens de ir para este modelo cloud estão:

  • Mais recursos que uma hospedagem compartilhada, além destes recursos serem dedicados a sua aplicação;
  • Melhor possibilidade de crescer os recursos com o crescimento do negócio;
  • Melhor flexibilidade e controle dos recursos e instâncias;
  • Acesso remoto direto ao servidor (acesso SSH);

Por outro lado, esta flexibilidade deixa por conta do cliente/desenvolvedor a responsabilidade de realizar configurações e não oferece serviço de e-mail, padrão de uma hospedagem.

Agora para uma solução que mantenha a mesma estrutura que esta padaria tinha, mas que otimize os recursos e o processo do site, existe a opção da Hospedagem Cloud. As grandes vantagens deste modelo são:

  • Mais recursos que uma hospedagem compartilhada, além destes recursos serem dedicados a sua aplicação;
  • Melhor possibilidade de crescer os recursos com o crescimento do negócio;
  • Não é necessário se preocupar com configurações de servidor. Eles já vêm configurados no padrão de uma hospedagem compartilhada;
  • Serviço de e-mails já inclusos

Neste caso você perde um pouco da flexibilidade como o controle de instâncias e o acesso direto a servidor.

Como podemos ver, em termos de recurso as duas opções serão semelhantes, assim tudo vai depender de precisar de mais flexibilidade e controle dos recursos ou ter tudo pré-configurado para simplesmente realocar o site  para um ambiente que tenha mais recursos.

Concluindo

Neste artigo pontuei um exemplo simples de um site institucional que passou por uma mudança simples de interação, cresceu para um e-commerce pequeno e que ao crescer como negócio online precisou sair de uma hospedagem compartilhada para uma solução em cloud computing pois vinha perdendo estabilidade e desempenho devido ao fluxo e complexidade de processos. O mesmo caso ocorre em blogs que crescem em termos de conteúdo e movimento de usuários ou em portais.

Tenha todo o desempenho para o seu site com a Hospedagem Cloud DialHost. Servidores em cloud prontos para receber sites em PHP. Saiba Mais ou veja nossos produtos.

 

DialHost
DialHost

Contamos com nosso DataCenter no Brasil de alta qualidade, estabilidade e confiança para hospedar seu site. Utilize poderosas ferramentas para otimizar o uso do seu serviço e seja sempre atendido de forma rápida e clara pelo nosso atendimento 24h.

Comentários

Comentários ofensivos serão moderados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pingback: Cluster de banco de dados - Eficiência de leitura e escrita em projetos de grande tráfego - DialHost