Campanhas de Natal: ainda dá tempo!

Marketing

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Mãos à obra que ainda dá tempo de colocar sua campanha no ar!

Ho ho ho! O Natal está chegando! Segundo o e-Bit, esta é a data que mais movimenta o comércio eletrônico. Pessoas com listas de presentes cada vez maiores e tempo cada vez mais curto desejam aliar a praticidade e a economia à experiência de compra. Com tantas oportunidades, você já tem sua estratégia de e-mail marketing para conseguir aumentar as vendas e fazer da sua loja um sucesso neste Natal, certo?

Ainda não?

Calma, vamos te ajudar.

Primeiramente, vamos a algumas datas-chave para o envio das mensagens. Programe-se:

  • Datas próximas à primeira parcela do 13º salário. A primeira parcela deve cair na conta dos trabalhadores até o dia 30 de novembro. Ou seja, estamos muito perto já! Com esse dinheiro extra em mãos, os consumidores se sentem mais engajados para comprar e antecipar suas compras. Um bom argumento para enviar esta mensagem seria: “Antecipe suas compras de Natal e fuja da correria. Receba seus presentes no conforto da sua casa”.
  • Primeiros dias de dezembro. Neste instante, todos já estão pensando nas compras de Natal. Aproveite para enviar para oferecer praticidade, com o argumento de que ele não precisa enfrentar lojas e shoppings lotados.
  • Até sete dias antes do Natal. Essa é a hora de pegar quem deixa tudo para a última hora. Essa campanha pode ter um apelo “não deixe ninguém sem presente, compre aqui, entrega garantida até o Natal”. Mas atenção: apenas garanta a entrega até a data do Natal se puder cumprir o prazo. Nada mais decepcionante para o cliente se ele estiver confiante no seu prazo e ele não se cumprir.

 

Depois de estabelecermos as datas, vamos a algumas outras “sacadas” para fazer aquela campanha super vendedora:

Segmente sua base: sim, a gente sempre insiste nesse ponto, mas acreditem, segmentar é sucesso garantido! Aproveite o histórico das compras realizadas pelos usuários de sua base de e-mails, formada ao longo do ano. Aí, segmente os envios das campanhas de acordo com o padrão de comportamento demonstrado em datas anteriores pelos clientes. Por exemplo: seu cliente comprou muitos livros. Prepare um e-mail marketing com dicas de livros e de séries ou filmes baseados em livros!

 

Reveja as campanhas de e-mail do ano anterior. Se sua empresa já fez outras campanhas, reexamine-as e liste:

  • O que funcionou e o que não deu certo?
  • Qual indicador-chave de desempenho foi adotado?
  • Sua taxa de cancelamento de assinatura aumentou como consequência de envio de mensagens com maior frequência neste período?
  • Qual peça foi mais eficaz?
  • Quais ofertas tiveram os melhores retornos?
  • Houve aumento de reclamações pelo conteúdo ter uma natureza muito promocional?

 

Essa avaliação é importante para ajudar a traçar as estratégias para este ano, não cometer os mesmos erros e criar uma campanha altamente relevante para o cliente.

Promoções exclusivas para o Natal: Todo mundo ama promoção e descontos, eles são uma das melhores maneiras de atrair tráfego para o seu site, fomentar as vendas e até mesmo aumentar o ticket médio delas no período. Se as promoções forem boas, elas vão viralizar e poderão atrair mais clientes.

Aproveitem as dicas e tenham um Natal bem cheio de novas conversões!

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Última atualização: 3 de setembro de 2018