Não é de hoje que as empresas investem massivamente na comunicação com os clientes divulgando suas novidades e promoções por e-mail marketing. No entanto, nos últimos anos os dispositivos móveis cresceram expressivamente e, desta forma, os desktops e os notebooks deixaram de ser as únicas formas de acesso dos usuários.
E-mail marketing responsivo
Imagem ilustrativa: E-mail marketing responsivo

Não é de hoje que as empresas investem massivamente na comunicação com os clientes divulgando suas novidades e promoções por e-mail marketing. No entanto, nos últimos anos os dispositivos móveis cresceram expressivamente e, desta forma, os desktops e os notebooks deixaram de ser as únicas formas de acesso dos usuários.

Segundo um estudo realizado pela F/Nazca, em parceria com o Datafolha, mais de 43 milhões de pessoas acessam a internet pelo celular no Brasil. Elas não esperam mais chegar em casa ou na mesa do trabalho para checar seus e-mails, fazer contatos e até mesmo realizar compras. Sendo assim, para aumentar a visibilidade do e-mail marketing, é preciso ir além de um conteúdo atraente, inovador e direcionado: é necessário que você se preocupe com a experiência do usuário em todos os canais de acesso, principalmente, neste contexto, no mobile.

Para isso, é preciso estar atento ao desenvolvimento de suas campanhas com um design responsivo. Ou seja, que possa ser acessado e bem visualizado em qualquer plataforma, independentemente do tamanho das telas e das resoluções dos gadgets. Confira as dicas para aumentar a visibilidade do seu e-mail marketing e, consequentemente, os retorno sobre o investimento em suas campanhas:

Entenda as necessidades do mobile

Não é por que um conteúdo abre no dispositivo móvel que ele está totalmente adequado à plataforma utilizada. É preciso que a acessibilidade e a usabilidade sejam pensadas com foco nestes meios de comunicação. A facilidade de abrir e compreender a mensagem de um e-mail marketing no smartphone, por exemplo, deve ser a mesma quando visualizada através de um notebook. Além disso, sua leitura e uso devem ser confortáveis ao usuário, principalmente no que compreende aos botões de Call to Action.

Facilite o acesso e abertura dos e-mails

Com a correria do dia a dia, é nos dispositivos móveis que as pessoas fazem o primeiro contato com seus e-mails. O que normalmente ocorre é que elas recebem as mensagens, visualizam e, caso possua interesse, deixam para visualizá-las novamente em outro momento. Portanto, se a mensagem não abre corretamente nestes dispositivos ou é muito pesada, é bastante provável que ele vá para a lixeira e não seja visto novamente.

Defina tamanhos adequados de fonte

Uma fonte muito grande ou pequena pode impactar negativamente na experiência dos usuários, fazendo com que eles desistam de ler seu e-mail. Alguns aparelhos já possuem funções específicas para ajustar o tamanho da letra, no entanto, para não correr este risco, o ideal é planejar o conteúdo para uma leitura agradável.

Monitore o engajamento dos usuários

Existem diversas formas de mensurar quanto e de que forma o seu e-mail marketing tem atingido seu público-alvo. Desta forma, é possível fazer ajustes e melhorias conforme as necessidades diagnosticadas garantindo, assim, uma maior assertividade e maior retorno sobre o investimento.

Muitas empresas ainda estão engatinhando na questão do design responsivo, mas as que já apostam nessa tendência saem expressivamente na frente garantindo bons retornos por meio dos dispositivos móveis. A realidade é que cada vez mais as pessoas farão seus acessos por dispositivos mobile e, por isso, é fundamental que você desenvolva campanhas com design responsivo.

Agora que você já conhece as vantagens do design responsivo para o desempenho de suas campanhas de e-mails marketing, que tal começar a utilizá-lo? Caso você tenha ficado com dúvidas, deixe seu comentário abaixo!

Texto de André Metzen, publicado originalmente no iMasters.

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