Acesso SSH - Blog DialHost

Acesso SSH: conheça soluções para gerenciar servidores remotamente

Este é um assunto um pouco mais técnico, mas você já deve ter ouvido falar do termo “Acesso SSH”, ou visto em nosso Painel de Controle o ícone. Você sabe o que é e para que serve o Acesso SSH? 

O que é acesso SSH ?

O SSH, também conhecido como Secure Socket Shell, é um protocolo de rede que fornece aos administradores de um servidor uma maneira segura de acessar um computador remoto. A conexão exige autenticação dos dois lados (servidor e computador) e é criptografada. Assim, mesmo se alguém interceptar o pacote de dados que está sendo transmitido não conseguirá decifrar . O SSH também se refere ao conjunto de utilitários que implementam o protocolo. 

Para facilitar a compreensão, o SSH pode ser considerado como um computador que controla outro computador de forma virtual e remota.

A principal vantagem do protocolo SSH é que ele permite a criptografia de dados mesmo em conexões não seguras. Isso significa que malware e potenciais hackers ou invasores terão a incapacidade de obter acesso não autorizado às informações confidenciais que sua conta possui ou, mais comumente, suas credenciais de login.

Para que o acesso entre o computador e o servidor seja feito, é necessário utilizar um terminal de conexão, um software, comumente chamado de cliente SSH, que cito abaixo:

Alguns clientes SSH

1. OpenSSH

A OpenSSH é um dos principais clientes para realizar login remoto com o protocolo SSH. A ferramenta criptografa todo o tráfego para eliminar a espionagem, o sequestro de dados, de conexão e outros ataques.

2. PuTTY

Esta foi a ferramenta que indicamos em nosso tutorial na Central de Atendimento DialHost, Como Ativar o Acesso SSH.

O PuTTY é um cliente SSH e Telnet criado por Simon Tatham para a plataforma Windows e Unix. É um software de código aberto e é desenvolvido e suportado por um grupo de desenvolvedores voluntários.

3. SmarTYY

O SmarTTY é um cliente SSH com várias tabulações que permite copiar arquivos e diretórios com SCP em tempo real e com a possibilidade de também editar arquivos no próprio local.

4. Xshell

O Xshell é um poderoso emulador de terminal que suporta SSH, SFTP, TELNET, RLOGIN e SERIAL. Ele oferece desempenho líder do mercado e conjuntos de recursos que não estão disponíveis em alternativas gratuitas.

Como acessar minha hospedagem
na DialHost com SSH

Para utilizar o protocolo, você precisa de um cliente SSH, ou seja, um programa que faça este acesso. Acima citamos alguns e recomendamos a utilização do Putty.

Na DialHost, o acesso via SSH é liberado em todos os planos, onde é requerido a criação de uma chave SSH para o acesso.  Veja em nosso tutorial os passos para a criação e ativação dessa chave. 

Compartilhe

Última atualização: 10 de outubro de 2018